A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Iara da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166860
Resumo: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p142
id UFSC_8be621e08a43070bff57c20c8ff0fff3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166860
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)Formação de professoresEnsino de matemáticaHistória da educaçãoDisponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p142O artigo aborda a formação matemática dos professores primários no Paraná e tem por objetivo compreender como os saberes elementares matemáticos foram contemplados na reforma levada a efeito por Lysimaco Ferreira da Costa, nos anos de 1920 e direcionada por Prieto Martinez para a modernização do ensino primário do estado. Amparado pelo referencial teórico-metodológico da história cultural, o presente estudo é norteado pela questão: na formação matemática dos professores do Paraná, o que mudou, por que e para que mudou, após a Reforma da Escola Normal? Com a reforma foram introduzidas disciplinas mais voltadas às práticas de ensino na escola primária e que favoreceram a renovação dos métodos de ensino e dos recursos didáticos, reorganização curricular que repercutiu na qualidade da formação matemática dos futuros professores do ensino primário do estado.Revista Perspectiva (UFSC)2016-08-25T10:47:50Z2016-08-25T10:47:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, Iara da Silva ; PINTO, N. B. A formação para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920). Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 142-171-171, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166860França, Iara da SilvaPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-25T10:47:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-25T10:47:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
title A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
spellingShingle A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
França, Iara da Silva
Formação de professores
Ensino de matemática
História da educação
title_short A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
title_full A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
title_fullStr A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
title_full_unstemmed A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
title_sort A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
author França, Iara da Silva
author_facet França, Iara da Silva
Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
author2 Pinto, Neuza Bertoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Iara da Silva
Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de matemática
História da educação
topic Formação de professores
Ensino de matemática
História da educação
description Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p142
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-25T10:47:50Z
2016-08-25T10:47:50Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Iara da Silva ; PINTO, N. B. A formação para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920). Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 142-171-171, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166860
identifier_str_mv FRANÇA, Iara da Silva ; PINTO, N. B. A formação para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920). Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 142-171-171, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Perspectiva (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Revista Perspectiva (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651992735678464