A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196477 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_8bf5d2330cae0fc0d2e9a8a4ec1fcf4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196477 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticosEstruturas aditivaseducação matemáticateoria dos campos conceituaisanos iniciaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo deste trabalho foi compreender como se dá a abordagem relativa às estruturas aditivas no 3º ano do Ensino Fundamental presentes em dois livros didáticos. Considerou-se a Teoria dos Campos Conceituais como referencial teórico. Buscou-se fazer um mapeamento das contribuições da Educação Matemática bem como realizar uma análise nos textos didáticos referente a estas estruturas. Foram escolhidos os livros de duas coleções “Novo bem me quer” e no “Projeto prosa alfabetização matemática”. Diante deste mapeamento e análise foi possível verificar que a resolução de problemas de adição e subtração são propostas frequentes como metodologia para a abordagem do ensino deste conteúdo no Ensino Fundamental nesta amostra.The objective of this study was to understand how does the approach to additive structures in the 3rd grade of elementary school textbooks present in two. We considered the Conceptual Fields Theory as a theoretical framework. We sought to map the contributions of mathematics education as well as perform an analysis in textbooks relating to these structures. Two collections of books "New and Want Me" and "Project mathematical prose literacy" were chosen. Given this mapping and analysis we found that problem solving addition and subtraction are frequently proposed as a methodology for this approach to teaching content in elementary education in this sample.Florianópolis, SCCosta, David Antônio daUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Simone Fatima de2019-06-03T12:14:10Z2019-06-03T12:14:10Z2014-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196477porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T12:14:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196477Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-03T12:14:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos |
title |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos |
spellingShingle |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos Oliveira, Simone Fatima de Estruturas aditivas educação matemática teoria dos campos conceituais anos iniciais |
title_short |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos |
title_full |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos |
title_fullStr |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos |
title_full_unstemmed |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos |
title_sort |
A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos |
author |
Oliveira, Simone Fatima de |
author_facet |
Oliveira, Simone Fatima de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, David Antônio da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Simone Fatima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estruturas aditivas educação matemática teoria dos campos conceituais anos iniciais |
topic |
Estruturas aditivas educação matemática teoria dos campos conceituais anos iniciais |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 2019-06-03T12:14:10Z 2019-06-03T12:14:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196477 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652289923088384 |