Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Etcheverria, Teresa Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Campos, Tania Maria Mendonça, Garcia Silva, Angélica Fontoura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911
Resumo: Este artigo discute os resultados da pesquisa de doutorado intitulada: O ensino das Estruturas Aditivas junto a professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo foi identificar e compreender, no contexto de um grupo de discussão, as contribuições de um estudo do Campo Conceitual Aditivo nas aprendizagens matemáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve abordagem qualitativa, a qual se apoiou em dados quantitativos. As análises usam dados coletados nos problemas aplicados aos estudantes, nos problemas elaborados pelas professoras e naqueles presentes no livro de Matemática usado na escola e, também, nas discussões realizadas nos encontros. Os resultados revelam que, durante o estudo, as professoras ampliaram suas perspectivas sobre a natureza de problemas no campo aditivo, produzindo um equilíbrio na quantidade de problemas elaborados nas categorias: composição, transformação e comparação. Palavras-chave: Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estruturas Aditivas. Grupo de Discussão.
id UNESP-14_5927a65f41e0414b6c940fd2867d42dc
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9911
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino FundamentalProfessoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Campo Conceitual Aditivo.Este artigo discute os resultados da pesquisa de doutorado intitulada: O ensino das Estruturas Aditivas junto a professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo foi identificar e compreender, no contexto de um grupo de discussão, as contribuições de um estudo do Campo Conceitual Aditivo nas aprendizagens matemáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve abordagem qualitativa, a qual se apoiou em dados quantitativos. As análises usam dados coletados nos problemas aplicados aos estudantes, nos problemas elaborados pelas professoras e naqueles presentes no livro de Matemática usado na escola e, também, nas discussões realizadas nos encontros. Os resultados revelam que, durante o estudo, as professoras ampliaram suas perspectivas sobre a natureza de problemas no campo aditivo, produzindo um equilíbrio na quantidade de problemas elaborados nas categorias: composição, transformação e comparação. Palavras-chave: Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estruturas Aditivas. Grupo de Discussão.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1181-12001980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911/7295https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911/10467Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEtcheverria, Teresa CristinaCampos, Tania Maria MendonçaGarcia Silva, Angélica Fontoura2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9911Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Etcheverria, Teresa Cristina
Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Campo Conceitual Aditivo.
title_short Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Etcheverria, Teresa Cristina
author_facet Etcheverria, Teresa Cristina
Campos, Tania Maria Mendonça
Garcia Silva, Angélica Fontoura
author_role author
author2 Campos, Tania Maria Mendonça
Garcia Silva, Angélica Fontoura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Etcheverria, Teresa Cristina
Campos, Tania Maria Mendonça
Garcia Silva, Angélica Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Campo Conceitual Aditivo.
topic Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Campo Conceitual Aditivo.
description Este artigo discute os resultados da pesquisa de doutorado intitulada: O ensino das Estruturas Aditivas junto a professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo foi identificar e compreender, no contexto de um grupo de discussão, as contribuições de um estudo do Campo Conceitual Aditivo nas aprendizagens matemáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve abordagem qualitativa, a qual se apoiou em dados quantitativos. As análises usam dados coletados nos problemas aplicados aos estudantes, nos problemas elaborados pelas professoras e naqueles presentes no livro de Matemática usado na escola e, também, nas discussões realizadas nos encontros. Os resultados revelam que, durante o estudo, as professoras ampliaram suas perspectivas sobre a natureza de problemas no campo aditivo, produzindo um equilíbrio na quantidade de problemas elaborados nas categorias: composição, transformação e comparação. Palavras-chave: Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estruturas Aditivas. Grupo de Discussão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911/7295
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911/10467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1181-1200
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875509288960