A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Simone Fatima de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196477
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_8bf5d2330cae0fc0d2e9a8a4ec1fcf4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196477
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticosEstruturas aditivaseducação matemáticateoria dos campos conceituaisanos iniciaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo deste trabalho foi compreender como se dá a abordagem relativa às estruturas aditivas no 3º ano do Ensino Fundamental presentes em dois livros didáticos. Considerou-se a Teoria dos Campos Conceituais como referencial teórico. Buscou-se fazer um mapeamento das contribuições da Educação Matemática bem como realizar uma análise nos textos didáticos referente a estas estruturas. Foram escolhidos os livros de duas coleções “Novo bem me quer” e no “Projeto prosa alfabetização matemática”. Diante deste mapeamento e análise foi possível verificar que a resolução de problemas de adição e subtração são propostas frequentes como metodologia para a abordagem do ensino deste conteúdo no Ensino Fundamental nesta amostra.The objective of this study was to understand how does the approach to additive structures in the 3rd grade of elementary school textbooks present in two. We considered the Conceptual Fields Theory as a theoretical framework. We sought to map the contributions of mathematics education as well as perform an analysis in textbooks relating to these structures. Two collections of books "New and Want Me" and "Project mathematical prose literacy" were chosen. Given this mapping and analysis we found that problem solving addition and subtraction are frequently proposed as a methodology for this approach to teaching content in elementary education in this sample.Florianópolis, SCCosta, David Antônio daUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Simone Fatima de2019-06-03T12:14:10Z2019-06-03T12:14:10Z2014-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196477porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T12:14:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196477Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-03T12:14:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
title A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
spellingShingle A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
Oliveira, Simone Fatima de
Estruturas aditivas
educação matemática
teoria dos campos conceituais
anos iniciais
title_short A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
title_full A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
title_fullStr A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
title_full_unstemmed A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
title_sort A abordagem das estruturas aditivas no 3° ano do Ensino Fundamental: a adição e a subtração presentes em dois livros didáticos
author Oliveira, Simone Fatima de
author_facet Oliveira, Simone Fatima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, David Antônio da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Simone Fatima de
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturas aditivas
educação matemática
teoria dos campos conceituais
anos iniciais
topic Estruturas aditivas
educação matemática
teoria dos campos conceituais
anos iniciais
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
2019-06-03T12:14:10Z
2019-06-03T12:14:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196477
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652289923088384