CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Edilson Sidnei
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Biavatti, Vania Tanira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131647
Resumo: A cada dia o professor de ensino superior tem se deparado com novos desafios no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com estudos de Catapan, Colauto e Sillas (2012), a opinião dos alunos é identificada na avaliação dos docentes. Sendo assim, descrever os principais atributos e práticas pedagógicas adotadas pelos bons professores e que são valorizados pelos alunos pode traçar um rumo para a atuação dos professores. Este estudo tem por objetivo identificar as características do bom professor de acordo com a visão dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Itajaí – SC. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados foi utilizado questionário elaborado com base em estudos de Hunt (2009), Nuthall (2004) e Lowman (2004). Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e alfa de Cronbach para averiguação da confiabilidade do instrumento de coleta. Como resultados da pesquisa tem-se que os estudantes do Curso de Ciências Contábeis caracterizam como “bom professor” aquele que detém conhecimento do conteúdo, é comunicativo, tem habilidade de comunicação verbal e escrita, leciona aulas organizadas, transmite cultura e conhecimento, tem respeito aos alunos, é amigável, simpático e atencioso.
id UFSC_8e86696c069546156749327e283548e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131647
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SCCaracterísticas do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Bom professor.A cada dia o professor de ensino superior tem se deparado com novos desafios no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com estudos de Catapan, Colauto e Sillas (2012), a opinião dos alunos é identificada na avaliação dos docentes. Sendo assim, descrever os principais atributos e práticas pedagógicas adotadas pelos bons professores e que são valorizados pelos alunos pode traçar um rumo para a atuação dos professores. Este estudo tem por objetivo identificar as características do bom professor de acordo com a visão dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Itajaí – SC. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados foi utilizado questionário elaborado com base em estudos de Hunt (2009), Nuthall (2004) e Lowman (2004). Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e alfa de Cronbach para averiguação da confiabilidade do instrumento de coleta. Como resultados da pesquisa tem-se que os estudantes do Curso de Ciências Contábeis caracterizam como “bom professor” aquele que detém conhecimento do conteúdo, é comunicativo, tem habilidade de comunicação verbal e escrita, leciona aulas organizadas, transmite cultura e conhecimento, tem respeito aos alunos, é amigável, simpático e atencioso.INPEAU2015-04-06T11:32:36Z2015-04-06T11:32:36Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131647Padilha, Edilson SidneiBiavatti, Vania Taniraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:32:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131647Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:32:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
title CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
Padilha, Edilson Sidnei
Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Bom professor.
title_short CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
title_full CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
title_sort CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
author Padilha, Edilson Sidnei
author_facet Padilha, Edilson Sidnei
Biavatti, Vania Tanira
author_role author
author2 Biavatti, Vania Tanira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Edilson Sidnei
Biavatti, Vania Tanira
dc.subject.por.fl_str_mv Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Bom professor.
topic Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Bom professor.
description A cada dia o professor de ensino superior tem se deparado com novos desafios no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com estudos de Catapan, Colauto e Sillas (2012), a opinião dos alunos é identificada na avaliação dos docentes. Sendo assim, descrever os principais atributos e práticas pedagógicas adotadas pelos bons professores e que são valorizados pelos alunos pode traçar um rumo para a atuação dos professores. Este estudo tem por objetivo identificar as características do bom professor de acordo com a visão dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Itajaí – SC. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados foi utilizado questionário elaborado com base em estudos de Hunt (2009), Nuthall (2004) e Lowman (2004). Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e alfa de Cronbach para averiguação da confiabilidade do instrumento de coleta. Como resultados da pesquisa tem-se que os estudantes do Curso de Ciências Contábeis caracterizam como “bom professor” aquele que detém conhecimento do conteúdo, é comunicativo, tem habilidade de comunicação verbal e escrita, leciona aulas organizadas, transmite cultura e conhecimento, tem respeito aos alunos, é amigável, simpático e atencioso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T11:32:36Z
2015-04-06T11:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131647
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652231165083648