CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131647 |
Resumo: | A cada dia o professor de ensino superior tem se deparado com novos desafios no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com estudos de Catapan, Colauto e Sillas (2012), a opinião dos alunos é identificada na avaliação dos docentes. Sendo assim, descrever os principais atributos e práticas pedagógicas adotadas pelos bons professores e que são valorizados pelos alunos pode traçar um rumo para a atuação dos professores. Este estudo tem por objetivo identificar as características do bom professor de acordo com a visão dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Itajaí – SC. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados foi utilizado questionário elaborado com base em estudos de Hunt (2009), Nuthall (2004) e Lowman (2004). Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e alfa de Cronbach para averiguação da confiabilidade do instrumento de coleta. Como resultados da pesquisa tem-se que os estudantes do Curso de Ciências Contábeis caracterizam como “bom professor” aquele que detém conhecimento do conteúdo, é comunicativo, tem habilidade de comunicação verbal e escrita, leciona aulas organizadas, transmite cultura e conhecimento, tem respeito aos alunos, é amigável, simpático e atencioso. |
id |
UFSC_8e86696c069546156749327e283548e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131647 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SCCaracterísticas do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Bom professor.A cada dia o professor de ensino superior tem se deparado com novos desafios no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com estudos de Catapan, Colauto e Sillas (2012), a opinião dos alunos é identificada na avaliação dos docentes. Sendo assim, descrever os principais atributos e práticas pedagógicas adotadas pelos bons professores e que são valorizados pelos alunos pode traçar um rumo para a atuação dos professores. Este estudo tem por objetivo identificar as características do bom professor de acordo com a visão dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Itajaí – SC. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados foi utilizado questionário elaborado com base em estudos de Hunt (2009), Nuthall (2004) e Lowman (2004). Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e alfa de Cronbach para averiguação da confiabilidade do instrumento de coleta. Como resultados da pesquisa tem-se que os estudantes do Curso de Ciências Contábeis caracterizam como “bom professor” aquele que detém conhecimento do conteúdo, é comunicativo, tem habilidade de comunicação verbal e escrita, leciona aulas organizadas, transmite cultura e conhecimento, tem respeito aos alunos, é amigável, simpático e atencioso.INPEAU2015-04-06T11:32:36Z2015-04-06T11:32:36Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131647Padilha, Edilson SidneiBiavatti, Vania Taniraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:32:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131647Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:32:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC |
title |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC |
spellingShingle |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC Padilha, Edilson Sidnei Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Bom professor. |
title_short |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC |
title_full |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC |
title_fullStr |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC |
title_full_unstemmed |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC |
title_sort |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: ESTUDO NO VALE DO ITAJAÍ – SC |
author |
Padilha, Edilson Sidnei |
author_facet |
Padilha, Edilson Sidnei Biavatti, Vania Tanira |
author_role |
author |
author2 |
Biavatti, Vania Tanira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Edilson Sidnei Biavatti, Vania Tanira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Bom professor. |
topic |
Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Bom professor. |
description |
A cada dia o professor de ensino superior tem se deparado com novos desafios no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com estudos de Catapan, Colauto e Sillas (2012), a opinião dos alunos é identificada na avaliação dos docentes. Sendo assim, descrever os principais atributos e práticas pedagógicas adotadas pelos bons professores e que são valorizados pelos alunos pode traçar um rumo para a atuação dos professores. Este estudo tem por objetivo identificar as características do bom professor de acordo com a visão dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Itajaí – SC. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados foi utilizado questionário elaborado com base em estudos de Hunt (2009), Nuthall (2004) e Lowman (2004). Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e alfa de Cronbach para averiguação da confiabilidade do instrumento de coleta. Como resultados da pesquisa tem-se que os estudantes do Curso de Ciências Contábeis caracterizam como “bom professor” aquele que detém conhecimento do conteúdo, é comunicativo, tem habilidade de comunicação verbal e escrita, leciona aulas organizadas, transmite cultura e conhecimento, tem respeito aos alunos, é amigável, simpático e atencioso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T11:32:36Z 2015-04-06T11:32:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131647 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652231165083648 |