CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206 |
Resumo: | Com os avanços das TICs e da difusão dos recursos tecnológicos móveis, além da necessidade de metodologias de ensino que tornem os estudantes cada vez mais ativos e envolvidos com o processo de aprendizagem, torna-se atual entender as características de um professor que atenda a essas questões. Assim, tem-se por objetivo identificar as características do professor atuante nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a ótica discente em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo levantamento de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com 44 questões estruturado em cinco blocos, elaborado considerando o modelo de Lowman (2004), Pan et al. (2009) e Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012). A população é formada por 607 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo a amostra composta por 357 respondentes. Os resultados obtidos indicam que as características percebidas pelos alunos nos professores atuantes são: ter domínio do conteúdo, estimular intelectualmente o estudante, estar disponível para esclarecer dúvidas, ser prestativo em ajudar os alunos, motivar o estudante. Sobre a satisfação do aluno, constatou-se haver satisfação com o curso e com o professor avaliado e baixa perspectiva de desistência. Os resultados podem ser indicativos aos gestores da IES, em compreender os fatores percebidos pelos alunos como favoráveis ao seu processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se aplicar a pesquisa nos demais cursos de graduação e realizar estudo sobre as características do aluno e da relação aluno-instituição, que influenciam no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UNIFEBE-1_b489245ee288dafb713c421e82eda9f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/206 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEISCaracterísticas do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno.Com os avanços das TICs e da difusão dos recursos tecnológicos móveis, além da necessidade de metodologias de ensino que tornem os estudantes cada vez mais ativos e envolvidos com o processo de aprendizagem, torna-se atual entender as características de um professor que atenda a essas questões. Assim, tem-se por objetivo identificar as características do professor atuante nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a ótica discente em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo levantamento de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com 44 questões estruturado em cinco blocos, elaborado considerando o modelo de Lowman (2004), Pan et al. (2009) e Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012). A população é formada por 607 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo a amostra composta por 357 respondentes. Os resultados obtidos indicam que as características percebidas pelos alunos nos professores atuantes são: ter domínio do conteúdo, estimular intelectualmente o estudante, estar disponível para esclarecer dúvidas, ser prestativo em ajudar os alunos, motivar o estudante. Sobre a satisfação do aluno, constatou-se haver satisfação com o curso e com o professor avaliado e baixa perspectiva de desistência. Os resultados podem ser indicativos aos gestores da IES, em compreender os fatores percebidos pelos alunos como favoráveis ao seu processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se aplicar a pesquisa nos demais cursos de graduação e realizar estudo sobre as características do aluno e da relação aluno-instituição, que influenciam no processo de ensino-aprendizagem.UNIFEBE2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206/93Nardelli Vieira, Carla de CássiaPadilha, Carolina Kleinde Souza Domingues, Maria José Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:57:06Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/206Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:57:06Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
spellingShingle |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Nardelli Vieira, Carla de Cássia Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno. |
title_short |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_full |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_fullStr |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_full_unstemmed |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_sort |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
author |
Nardelli Vieira, Carla de Cássia |
author_facet |
Nardelli Vieira, Carla de Cássia Padilha, Carolina Klein de Souza Domingues, Maria José Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Padilha, Carolina Klein de Souza Domingues, Maria José Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nardelli Vieira, Carla de Cássia Padilha, Carolina Klein de Souza Domingues, Maria José Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno. |
topic |
Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno. |
description |
Com os avanços das TICs e da difusão dos recursos tecnológicos móveis, além da necessidade de metodologias de ensino que tornem os estudantes cada vez mais ativos e envolvidos com o processo de aprendizagem, torna-se atual entender as características de um professor que atenda a essas questões. Assim, tem-se por objetivo identificar as características do professor atuante nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a ótica discente em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo levantamento de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com 44 questões estruturado em cinco blocos, elaborado considerando o modelo de Lowman (2004), Pan et al. (2009) e Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012). A população é formada por 607 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo a amostra composta por 357 respondentes. Os resultados obtidos indicam que as características percebidas pelos alunos nos professores atuantes são: ter domínio do conteúdo, estimular intelectualmente o estudante, estar disponível para esclarecer dúvidas, ser prestativo em ajudar os alunos, motivar o estudante. Sobre a satisfação do aluno, constatou-se haver satisfação com o curso e com o professor avaliado e baixa perspectiva de desistência. Os resultados podem ser indicativos aos gestores da IES, em compreender os fatores percebidos pelos alunos como favoráveis ao seu processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se aplicar a pesquisa nos demais cursos de graduação e realizar estudo sobre as características do aluno e da relação aluno-instituição, que influenciam no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/206/93 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013) 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891268923392 |