INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181119 |
Resumo: | O presente trabalho resulta de pesquisa concluída acerca dos impactos da internacionalização na ação docente em cursos de Engenharia. O desenvolvimento deste trabalho se pauta no levantamento bibliográfico acerca da temática analisada e na análise, através da metodologia de Análise do Discurso, de entrevistas realizadas com docentes de três diferentes universidades brasileiras inseridas em processos de internacionalização; buscando averiguar no discurso dos docentes as perspectivas de transformação na ação docente advindas do processo de internacionalização. Como resultado são observadas diferentes visões acerca do fenômeno, cujas percepções são fortemente vinculadas com os processos formativos individuais de cada docente; conclui-se com o desenvolvimento deste trabalho a necessidade de articulação entre as instâncias burocráticas de efetivação dos processos de internacionalização; a ressignificação da concepção de internacionalização contida nos espaços universitários analisados e o reolhar das práticas docentes dos professores mediante suas possíveis contribuições para a formação de seus alunos no contexto da internacionalização pois é nítido que o discurso dos docentes apresentou perspectivas de internacionalização balizadas em relações hierárquicas e individualizadas na sua maioria. |
id |
UFSC_9077bbee7385951b8140f72730f13465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181119 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃOInternacionalizaçãoAção DocenteInternacionalizaçãoAbrangenteO presente trabalho resulta de pesquisa concluída acerca dos impactos da internacionalização na ação docente em cursos de Engenharia. O desenvolvimento deste trabalho se pauta no levantamento bibliográfico acerca da temática analisada e na análise, através da metodologia de Análise do Discurso, de entrevistas realizadas com docentes de três diferentes universidades brasileiras inseridas em processos de internacionalização; buscando averiguar no discurso dos docentes as perspectivas de transformação na ação docente advindas do processo de internacionalização. Como resultado são observadas diferentes visões acerca do fenômeno, cujas percepções são fortemente vinculadas com os processos formativos individuais de cada docente; conclui-se com o desenvolvimento deste trabalho a necessidade de articulação entre as instâncias burocráticas de efetivação dos processos de internacionalização; a ressignificação da concepção de internacionalização contida nos espaços universitários analisados e o reolhar das práticas docentes dos professores mediante suas possíveis contribuições para a formação de seus alunos no contexto da internacionalização pois é nítido que o discurso dos docentes apresentou perspectivas de internacionalização balizadas em relações hierárquicas e individualizadas na sua maioria.2017-11-17T18:12:06Z2017-11-17T18:12:06Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181119PRUDENCIATTO, MARIANAAZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:12:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181119Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:12:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO |
title |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO |
spellingShingle |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO PRUDENCIATTO, MARIANA Internacionalização Ação Docente Internacionalização Abrangente |
title_short |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO |
title_full |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO |
title_fullStr |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO |
title_sort |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: (IN) COMPREENSÕES TEÓRICAS E LIMITES PARA SUA TRANSFORMAÇÃO |
author |
PRUDENCIATTO, MARIANA |
author_facet |
PRUDENCIATTO, MARIANA AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE |
author_role |
author |
author2 |
AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PRUDENCIATTO, MARIANA AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Ação Docente Internacionalização Abrangente |
topic |
Internacionalização Ação Docente Internacionalização Abrangente |
description |
O presente trabalho resulta de pesquisa concluída acerca dos impactos da internacionalização na ação docente em cursos de Engenharia. O desenvolvimento deste trabalho se pauta no levantamento bibliográfico acerca da temática analisada e na análise, através da metodologia de Análise do Discurso, de entrevistas realizadas com docentes de três diferentes universidades brasileiras inseridas em processos de internacionalização; buscando averiguar no discurso dos docentes as perspectivas de transformação na ação docente advindas do processo de internacionalização. Como resultado são observadas diferentes visões acerca do fenômeno, cujas percepções são fortemente vinculadas com os processos formativos individuais de cada docente; conclui-se com o desenvolvimento deste trabalho a necessidade de articulação entre as instâncias burocráticas de efetivação dos processos de internacionalização; a ressignificação da concepção de internacionalização contida nos espaços universitários analisados e o reolhar das práticas docentes dos professores mediante suas possíveis contribuições para a formação de seus alunos no contexto da internacionalização pois é nítido que o discurso dos docentes apresentou perspectivas de internacionalização balizadas em relações hierárquicas e individualizadas na sua maioria. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:12:06Z 2017-11-17T18:12:06Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181119 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652103318503424 |