Políticas inclusivas e a formação do Trabalhador Intérprete da Libras (TILS) atuante no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222705 |
Resumo: | A presente pesquisa pretende analisar as políticas de formação dos profissionais Tradutores Intérpretes de Libras (TILS) e sua prática no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com base na legislação que ampara a pessoa surda. Quando se refere à pessoa surda é preciso destacar que a forma de comunicação ocorre através da Língua de Sinais, sua língua natural. A realidade vivenciada pelos TILS, mesmo com regulamentação da profissão através da Lei nº 13.319/2010, há uma série de inquietações relacionadas à sua formação para o exercício profissional, cuja legislação, por si só, não consegue responder. O arcabouço teórico da pesquisa se apoia nas Políticas Inclusivas que estão amparadas na história e conquista dos direitos humanos, englobando os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais da pessoa com deficiência; além da formação do profissional TILS, estabelecendo diálogos teóricos com: Quadros (2004), Barbosa (2012), Lacerda (2010), Masutti (2011), além dos documentos normativos e orientações do Ministério da Educação para atuação nesta modalidade. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas de formação e seus desdobramentos para a prática dos profissionais Tradutores Intérpretes de Libras (TILS) no Campus I da UFPB com base nas leis que amparam a pessoa surda. Como objetivos específicos, pretende-se: analisar os direitos e a cultura surda, situando os mecanismos de proteção da pessoa com deficiência nos âmbitos internacional e nacional identificando os atores sociais e a política da pessoa com deficiência no Brasil; contextualizar e compreender a formação dos TILS na Política Educacional; investigar no âmbito da UFPB processos e mecanismos de admissão dos TILS e sua atuação profissional. Quanto à metodologia, caracteriza-se de cunho qualitativo, de natureza bibliográfica, descritiva e exploratória cujo foco discorre sobre as políticas para formação dos profissionais TILS e sua atuação no Ensino Superior, sendo o lócus o campus I na UFPB. Trata-se de uma pesquisa, cujo método pressupõe uma perspectiva dialética e crítica de educação com as categorias de análise: trabalho, identidade e cultura surda, políticas educacionais inclusivas. A coleta de dados utilizará a pesquisa bibliográfica e documental acerca da construção dos direitos e das políticas educacionais que amparam a pessoa surda e da formação profissional do TILS. Esperamos como resultado investigar e compreender a política de formação e atuação deste profissional em pleno exercício no Ensino Superior. Em face da escassa literatura a respeito da temática o trabalho pretende contribuir para reflexão acerca da trajetória do TILS, a quem compete a mediação e o acesso ao conhecimento junto ao acadêmico surdo, conforme regem as políticas educacionais inclusivas. |
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