GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA DE LIDERANÇA COM BASE NA COMPLEXIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114917 |
Resumo: | O tema sobre Liderança em Instituições de Ensino Superior (IES) tem sido tratado em um paradigma que não mais condiz com as exigências e complexidades do mundo contemporâneo. De modo a contribuir com a discussão, este artigo tem por objetivo apresentar a experiência aplicada na Pró-Reitoria de Ensino de uma universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil, na implantação de um modelo de gestão baseado no framework proposto pela Teoria de Liderança com Base na Complexidade. O método utilizado é o relato de experiência que ocorreu entre agosto de 2012 e junho de 2013. Os resultados alcançados foram promissores mas não concludentes uma vez que o pró-reitor exonerou-se durante o processo. De qualquer modo observou-se que os funcionários, que atuavam de forma isolada e orientada a tarefas, passaram a se envolver nas discussões sobre as políticas e estratégias da pró-reitoria e a atuar de forma conjunta. Ao longo do processo estavam sendo discutidos 32 objetivos estratégicos. As principais dificuldades estiveram ligadas à cultura organizacional, fortemente hierárquica e dependente dos gestores. Como conclusão evidencia-se que uma boa prática para promover mudanças em organizações complexas, como as IES, é proporcionar a construção coletiva, a descentralização, o empoderamento e a autonomia das pessoas. |
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