O embate de projetos na formação de professores de educação física: além da dualidade licenciatura - bacharelado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Amália Catharina Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92903
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009.
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spelling O embate de projetos na formação de professores de educação física: além da dualidade licenciatura - bachareladoEducaçãoProfessores de educação fisicaFormaçãoEducação físicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009.Este estudo aborda os embates sobre a formação de professores em Educação Física, no período de 1987-2007, articulado aos estudos da área trabalho e educação. Nossos objetivos foram analisar os debates sobre formação de professores em Educação Física e sistematizar contribuições para a construção de uma proposta alternativa de formação orientada para outro projeto de sociedade. Tivemos a seguinte questão: O que está em disputa no atual padrão de acumulação capitalista e quais as determinações para a formação de professores de Educação Física, considerando a centralidade do trabalho na formação humana? Procuramos adotar o materialismo histórico como referencial teórico e os procedimentos metodológicos utilizados foram análise documental e pesquisa bibliográfica. Discutimos a formação humana e a temática da corporalidade e sua relação com o trabalho de modo a fornecer subsídios para a compreensão dos embates de projetos para a formação de professores de educação física. Discute-se, também, seus desdobramentos sobre a dualidade licenciatura # bacharelado. Os resultados da pesquisa indicam que: a) O ensino privado é hegemônico na formação dos profissionais da educação física quer seja de licenciatura ou de bacharelado; b) a separação entre licenciatura e bacharelado mostrou-se uma falsa dualidade, a maior separação ocorre entre sistema público e privado de formação; c) apontamos como necessidade histórica a construção da licenciatura ampliada para a formação dos profissionais de educação física como um elemento para a emancipação do ser social, almejando, destarte, romper com a lógica hegemônica, ou seja, a construção de uma sociedade para além do capital.This study addresses the clashes on the training of physical education teachers in the period 1987-2007, combined with studies in the field work and education. Our objectives were to analyze the debate on teacher training in physical education and systematic contributions to the construction of an alternative training for other project-oriented society. We have tried to discuss the following question: What is in dispute in the current pattern of capital accumulation and that the determinations for the training of physical education teachers, considering the centrality of work in human development? We seek to adopt historical materialism as a theoretical basis and the methodological procedures used were document analysis and literature review. The formation and the issues of human embodiment and its relation to work to provide background information on the clashes of projects for the training of physical education teachers. We discuss also its consequences on the dual teacher´s degree - bachelor's degree. The survey results indicate that: a) private education is hegemonic in the training of physical education in either graduate or undergraduate, b) the divison between teachers´ training degree in Physical Education and bachelor degree proved being a false duality, the greater separation occurs between system public and private training, c) pointed to the historical necessity of building larger degree for the training of physical education as an element to the emancipation of the social, aiming, in this manner, to break with the hegemonic logic and construct a society beyond capital.Bianchetti, LucídioShiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaCruz, Amália Catharina Santos2012-10-24T13:44:56Z2012-10-24T13:44:56Z2012-10-24T13:44:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 f.| grafs., tabs.application/pdf275863http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92903porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:27:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92903Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:27:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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