Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218970 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339 |
id |
UFSC_93f59abc7cbdb508e1a2dc4f09216c37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218970 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?Maria MontessoriCirculaçãoFormação de professoresSaber profissionalHistória da educação matemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339Neste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir de fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e das publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época.História da Educação Matemática2020-12-29T00:53:06Z2020-12-29T00:53:06Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREZENDE, A.; BARAUSE, A.. Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 42-56, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218970Rezende, AlanBarausse, Albertoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T00:55:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218970Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T00:55:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? |
title |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? |
spellingShingle |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? Rezende, Alan Maria Montessori Circulação Formação de professores Saber profissional História da educação matemática |
title_short |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? |
title_full |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? |
title_fullStr |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? |
title_full_unstemmed |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? |
title_sort |
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? |
author |
Rezende, Alan |
author_facet |
Rezende, Alan Barausse, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Barausse, Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Alan Barausse, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maria Montessori Circulação Formação de professores Saber profissional História da educação matemática |
topic |
Maria Montessori Circulação Formação de professores Saber profissional História da educação matemática |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:53:06Z 2020-12-29T00:53:06Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REZENDE, A.; BARAUSE, A.. Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 42-56, 2020. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218970 |
identifier_str_mv |
REZENDE, A.; BARAUSE, A.. Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 42-56, 2020. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651956850262016 |