Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Alan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barausse, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218970
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339
id UFSC_93f59abc7cbdb508e1a2dc4f09216c37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218970
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?Maria MontessoriCirculaçãoFormação de professoresSaber profissionalHistória da educação matemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339Neste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir de fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e das publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época.História da Educação Matemática2020-12-29T00:53:06Z2020-12-29T00:53:06Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREZENDE, A.; BARAUSE, A.. Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 42-56, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218970Rezende, AlanBarausse, Albertoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T00:55:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218970Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T00:55:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
title Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
spellingShingle Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
Rezende, Alan
Maria Montessori
Circulação
Formação de professores
Saber profissional
História da educação matemática
title_short Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
title_full Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
title_fullStr Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
title_full_unstemmed Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
title_sort Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
author Rezende, Alan
author_facet Rezende, Alan
Barausse, Alberto
author_role author
author2 Barausse, Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Alan
Barausse, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Maria Montessori
Circulação
Formação de professores
Saber profissional
História da educação matemática
topic Maria Montessori
Circulação
Formação de professores
Saber profissional
História da educação matemática
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:53:06Z
2020-12-29T00:53:06Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, A.; BARAUSE, A.. Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 42-56, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218970
identifier_str_mv REZENDE, A.; BARAUSE, A.. Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 42-56, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651956850262016