Análise crítica com base em premissas freireanas de uma prática educativa em saúde com mulheres trabalhadoras fabris
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157421 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015. |
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Análise crítica com base em premissas freireanas de uma prática educativa em saúde com mulheres trabalhadoras fabrisEnfermagemEducação em saúdeTrabalhadoras texteisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.O mundo do trabalho e sua inerente adaptação e subordinação às regras impõem dificuldades para se construir e compartilhar autênticas práticas educativas críticas em saúde. Por outro lado, o espírito libertário dos ensinamentos Freireanos impulsionam seus adeptos a buscar caminhos e possibilidades para transpor barreiras e acreditar em realidades dinâmicas e em constante e consciente processo de transformação. O presente estudo teve como objetivo compreender os limites e possibilidades para práticas educativas libertadoras em saúde, vivenciadas por mulheres trabalhadoras, em ambientes fabris. O objetivo foi perseguido através do reconhecimento das premissas freireanas: criticidade e curiosidade epistemológica; reflexão e dialogicidade; conscientização e transformação; e liberdade e autonomia nas falas de 40 mulheres trabalhadoras de uma indústria têxtil do Sul do Brasil, que participaram de 10 encontros de uma prática educativa crítica em saúde, entre novembro de 2012 e janeiro de 2013. Os temas trabalhados foram: o corpo feminino; planejamento familiar, sexualidade e DSTs; os muitos papeis da mulher na atualidade, maternidade e trabalho; a escolarização feminina e o mercado de trabalho; e a cidadania. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e analítica. Os dados foram coletados por meio de observação periférica, guiada pelo recorte das premissas da pedagogia libertadora acima descritas. A análise foi realizada seguindo-se quatro processos genéricos: apreensão, síntese, teorização e transferência. Os resultados apontaram movimentos isolados de ?consciência de? e de transformação que, desprovidos de uma problematização que convidasse os sujeitos à criticidade e curiosidade epistemológica; reflexão e dialogicidade; conscientização e consequente transformação autêntica, não mostraram evolução para atitudes livres e autônomas. Considera-se urgente a necessidade de se repensarem possibilidades e responsabilidades para práticas educativas autenticamente críticas em saúde e espera-se que esse estudo contribua para essa reflexão e, quiçá, para uma real busca por saúde e qualidade de vida da população brasileira.<br>Abstract : The labor world and its inherent adaptation and subordination to the rules impose difficulties to build and share authentic critical educational practices in health. On the other hand, the libertarian spirit of Freire's teachings boost his followers to find ways and possibilities to overcome barriers and believe in dynamic realities and constant and conscious process of transformation. This study aimed to understand the limits and possibilities for liberating educational practices in health experienced by women workers in manufacturing environments. The objective was pursued by recognizing Freire's premises: criticality and epistemological curiosity; thinking and dialogicity; awareness raising and transformation; and freedom and autonomy in the statements of 40 women workers of a textile industry in southern Brazil, who participated in 10 meetings of an educational practice in health with criticism, between November 2012 and January 2013.The themes discussed were: the female body; family planning, sexuality and STDs; the many women's roles today, motherhood and work; female schooling and the labor market; and citizenship. This is a qualitative, descriptive, exploratory and analytical research. Data were collected through peripheral observation, guided by the profile of the premises of liberating pedagogy aforementioned. The analysis was performed following four generic processes: collection, synthesis, theorization and application. The results showed isolated movements of "consciousness" and transformation that, with the absence of a reasoning calling the subject to criticism and epistemological curiosity; thinking and dialogicity; awareness raising and consequent authentic transformation, showed no progress towards free and autonomous attitudes. It is considered an urgent need to rethink possibilities and responsibilities for educational practices authentically critical on Health and it is expected that this study will contribute to this debate and, perhaps, for a real quest for health and quality of life of the population.Prado, Marta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaBasso, Joéli Fernanda2016-01-05T03:09:02Z2016-01-05T03:09:02Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis186 p.| il.application/pdf336390https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157421porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157421Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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