As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brigo, Jussara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94507
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
id UFSC_951f2318b3525c6141e516ad181bc6b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94507
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticosEducação científica e tecnológicaGeometriaEstudo e ensinoEducaçao matemáticaHistóriaLivros didaticosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010Esta dissertação de mestrado está inserida no âmbito da História do Ensino da Matemática. Situa-se num passado recente para compreender como e com que propósito as figuras geométricas apareceram nos livros didáticos de matemática da década de 70, do século XX. Tomou-se esta década por se tratar de um dos momentos em que o ensino secundário de Matemática sofreu várias mudanças devido ao Movimento da Matemática Moderna (MMM). No âmbito desse movimento a geometria teria sido um dos conteúdos que mais sofreu alterações quanto ao conteúdo e aos métodos. Sendo assim, identificaram-se as orientações do MMM, tomando-se como objeto de análise as figuras geométricas. Com base nessas informações, foram analisados quatro documentos normativos de Santa Catarina, referentes à década de análise, observando como as figuras foram apontadas nos conteúdos, nas orientações e nas atividades. Constatou-se que a presença das figuras geométricas, nos documentos normativos catarinenses, estava relacionada com o que era proposto pelo MMM. A partir disto, seis livros didáticos de matemática foram analisados, buscando-se verificar quais as funções das figuras geométricas nos conteúdos de geometria. Como resultado desta análise, verificou-se que as figuras geométricas assumiram diversas funções, tais como: função ilustrativa, demonstrativa e formativa. Por fim, remarca-se que cada autor do livro didático se apropriou a sua maneira do que propunha o MMM, e essa subjetividade fez emergir diferentes funções para as figuras geométricas nos livros didáticos de matemática.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaBrigo, Jussara2012-10-25T11:09:53Z2012-10-25T11:09:53Z2012-10-25T11:09:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 p.| il.application/pdf276944http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T09:31:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T09:31:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
title As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
spellingShingle As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
Brigo, Jussara
Educação científica e tecnológica
Geometria
Estudo e ensino
Educaçao matemática
História
Livros didaticos
title_short As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
title_full As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
title_fullStr As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
title_full_unstemmed As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
title_sort As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
author Brigo, Jussara
author_facet Brigo, Jussara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brigo, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Geometria
Estudo e ensino
Educaçao matemática
História
Livros didaticos
topic Educação científica e tecnológica
Geometria
Estudo e ensino
Educaçao matemática
História
Livros didaticos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T11:09:53Z
2012-10-25T11:09:53Z
2012-10-25T11:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 276944
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94507
identifier_str_mv 276944
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652383352258560