CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181071 |
Resumo: | Descrever o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação que integram o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS, no decorrer dos fóruns de discussão: “Currículo Integrado em Saúde” e “(Re)pensando a Formação em Saúde, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem e o Perfil do Egresso”. Metodologia: Os fóruns ocorreram consecutivamente, no decorrer de seis semestres, com início em 2014 B, com participação final de 40 docentes e mediação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição. Resultados: A partir de discussões acerca de novas metodologias de ensino e de aprendizagem e perfil do egresso previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da Saúde, houve a (re)construção dos Projetos Pedagógicos, com vistas a uma formação interdisciplinar, compartilhada e integral, de forte relação com a rede regional de saúde. Conclusão: Problematizar a formação tradicional, disciplinar e fragmentada exige estudo, reflexões e mudança de paradigmas. A discussão coletiva possibilitou um olhar global sobre o futuro profissional, onde as áreas biológica, social e do trabalho são transversais, desde o início da formação acadêmica. |
id |
UFSC_96ca1b4f9973f48beee52c16f7414e18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181071 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE: projetos pedagógicoscurrículo integradometodologias ativasperfil do egressoDescrever o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação que integram o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS, no decorrer dos fóruns de discussão: “Currículo Integrado em Saúde” e “(Re)pensando a Formação em Saúde, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem e o Perfil do Egresso”. Metodologia: Os fóruns ocorreram consecutivamente, no decorrer de seis semestres, com início em 2014 B, com participação final de 40 docentes e mediação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição. Resultados: A partir de discussões acerca de novas metodologias de ensino e de aprendizagem e perfil do egresso previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da Saúde, houve a (re)construção dos Projetos Pedagógicos, com vistas a uma formação interdisciplinar, compartilhada e integral, de forte relação com a rede regional de saúde. Conclusão: Problematizar a formação tradicional, disciplinar e fragmentada exige estudo, reflexões e mudança de paradigmas. A discussão coletiva possibilitou um olhar global sobre o futuro profissional, onde as áreas biológica, social e do trabalho são transversais, desde o início da formação acadêmica.2017-11-17T17:53:04Z2017-11-17T17:53:04Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181071Grave, Magali Teresinha QuevedoSaldanha, Olinda Maria de Fátima LechmannKoetz, Lydia Christmann EspindolaRosa, Leonardo de RossDhein, GiseleNunes, Maurício Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:53:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:53:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE |
title |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE Grave, Magali Teresinha Quevedo : projetos pedagógicos currículo integrado metodologias ativas perfil do egresso |
title_short |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE |
title_full |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE |
author |
Grave, Magali Teresinha Quevedo |
author_facet |
Grave, Magali Teresinha Quevedo Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann Koetz, Lydia Christmann Espindola Rosa, Leonardo de Ross Dhein, Gisele Nunes, Maurício Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann Koetz, Lydia Christmann Espindola Rosa, Leonardo de Ross Dhein, Gisele Nunes, Maurício Teixeira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grave, Magali Teresinha Quevedo Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann Koetz, Lydia Christmann Espindola Rosa, Leonardo de Ross Dhein, Gisele Nunes, Maurício Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: projetos pedagógicos currículo integrado metodologias ativas perfil do egresso |
topic |
: projetos pedagógicos currículo integrado metodologias ativas perfil do egresso |
description |
Descrever o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação que integram o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS, no decorrer dos fóruns de discussão: “Currículo Integrado em Saúde” e “(Re)pensando a Formação em Saúde, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem e o Perfil do Egresso”. Metodologia: Os fóruns ocorreram consecutivamente, no decorrer de seis semestres, com início em 2014 B, com participação final de 40 docentes e mediação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição. Resultados: A partir de discussões acerca de novas metodologias de ensino e de aprendizagem e perfil do egresso previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da Saúde, houve a (re)construção dos Projetos Pedagógicos, com vistas a uma formação interdisciplinar, compartilhada e integral, de forte relação com a rede regional de saúde. Conclusão: Problematizar a formação tradicional, disciplinar e fragmentada exige estudo, reflexões e mudança de paradigmas. A discussão coletiva possibilitou um olhar global sobre o futuro profissional, onde as áreas biológica, social e do trabalho são transversais, desde o início da formação acadêmica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:53:04Z 2017-11-17T17:53:04Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181071 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651931345747968 |