Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bugarim, Maria Clara Cavalcante
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99414
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_9997ac6dbc021f935b8741f341911864
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99414
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBugarim, Maria Clara CavalcanteRodriguez Martins, AlejandroFialho, Francisco Antonio Pereira2013-03-04T20:10:36Z2013-03-04T20:10:36Z20122012305331http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99414Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoEm função da evolução apresentada nos conhecimentos e procedimentos contábeis, surgem novos desafios relacionados à qualificação dos profissionais de contabilidade no Brasil. Um de seus principais desafios consiste em criar soluções em educação que possibilitem a disseminação do conhecimento em contabilidade, equacionando a grande extensão territorial do Brasil, o número expressivo de profissionais registrados em todos os seus estados, as diferenças nos níveis de formação e o insuficiente número de professores qualificados, em comparação com a quantidade ofertada de cursos de graduação em ciências contábeis, assim como a demanda por educação continuada por parte dos profissionais que já atuam no mercado. Esse estudo procurou assim, desenvolver um framework de gestão estratégica da capacitação na área contábil, suportado por meios tecnológicos, para atender às demandas dos diversos níveis de formação no âmbito da governança corporativa. A pesquisa, basicamente aconteceu em dois momentos. O primeiro foi a construção do framework. Aqui, o estudo foi de cunho teórico construtivista, tendo como base o modelo de criação de valor corporativo por meio das dimensões Desempenho, Conformidade e Responsabilidade, o ciclo da Qualidade (PDCA), as contribuições do Capital Intelectual (Humano, de Relacionamento e Estrutural), bem como os preceitos da moderna contabilidade, do Ensino a Distância, da gestão corporativa e organizacional. Em um segundo momento, extraindo-se da literatura um questionário contendo os componentes do framework, conseguiu-se validar o arcabouço elaborado, com 24 especialistas da área contábil, por meio da Técnica Delphi, utilizando-se de análise descritiva, com análise qualitativa das contribuições dos especialistas para o framework. As contribuições para o framework coletadas dos especialistas e alinhadas ao referencial teórico proposto foram: Existe um contexto favorável à utilização da EaD como ferramenta estratégica de integração das capacitações em nível nacional; Políticas e Diretrizes são necessários para a visão estratégica do projeto; O método de ensino deve ser presencial e virtual (blended learning); Para a integração dos diversos atores, será necessário respeitar a autonomia das instituições parceiras para a implantação do projeto de capacitação; A avaliação do projeto de capacitação deve ser realizada por meio de entidades externas para garantir a conformidade; Será necessário a implantação do documento de declaração do Capital intelectual tendo como base o European ICS Guideline; Será necessária a elaboração de um Documento de Diretrizes, com um capítulo de Gestão da Qualidade; Será necessário uma padronização do projeto de capacitação, respeitando algumas características regionais e estar atento a estratégias emergenciais, isto é, padronização com flexibilidade; A gestão do Risco deve ser um item a ser perseguido para a evolução do projeto de capacitação em pauta; A Ética é elemento chave no processo e no projeto; A Promoção e Disseminação das melhores práticas são elementos que irão mitigar as diferenças regionais de aprendizagem. Conclui-se com um framework gerencial para programas de capacitação na área contábil, mediado por tecnologia, no âmbito da governança corporativa.In view of the rapid evolution of accounting knowledge and procedures, new challenges have arisen with respect to the education of accounting professionals in Brazil. Chief among these is finding solutions for the dissemination of accounting knowledge and for the demand for continuing education of currently active professionals, considering the vast size of the country, the large number of professionals registered in each state, differences in educational level and the scarcity of qualified teachers despite the abundance of accounting courses. In this study we developed a framework of strategic management and technology-mediated training to meet the demands for education at different levels of accounting science in the context of corporate governance. The work was carried out in two steps: initially, a framework was designed. To do so, a constructivist study was conducted, based on the model of corporate value creation in three dimensions (performance, conformity and responsibility), the PDCA(plan-do-check-act) method, contributions from intellectual capital (human, relational and structural) and principles of modern accounting science, distance learning and organizational/corporate management. Then, based on the literature reviewed, a questionnaire covering the components of the framework was designed in order to validate the framework. The validation was done with the participation of 24 accounting experts, using the Delphi method, descriptive analysis and qualitative analysis of the participants' contributions to the framework. The contributions most relevant to the theoretical framework included: i) distance learning would be a useful strategic tool for the integration of training programs at the national level; ii) policies and guidelines are necessary for a strategic overview of the project; iii) a blended learning method (online/classroom) should be adopted; iv) the autonomy of the partner institutions should be preserved throughout the implementation of the project; v) the training program should be evaluated by a third party to ensure conformity; vi) an intellectual capital statement based on the European ICS Guideline needs to be implemented; vii) guidelines need to be drafted, including a chapter on quality management; viii) the project needs to be standardized taking into account regional aspects and emergency strategies, i.e. standardization should be flexible; ix) the addition of risk management would benefit the development of the project; x) ethics is the key element in the process and in the project; and xi) the promotion and dissemination of best practices can help reduce regional learning differences. In conclusion, a framework was developed for the management of technology-mediated training programs in accounting science in the context of corporate governance.280 p.| il. grafs., tabs.porFlorianópolisGestão do conhecimentoFramework (Programa de computador)ContabilidadeEnsino a distanciaGestão de empresasAprendizagem organizacionalContadoresTreinamentoFormação profissionalDesenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL305331.pdfapplication/pdf8776144https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99414/1/305331.pdfe6ec11703f1c146d6eb5f9a72ee39cbcMD51TEXT305331.pdf.txt305331.pdf.txtExtracted Texttext/plain470074https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99414/2/305331.pdf.txt5f0da7bb506f53af19afa620e646818fMD52THUMBNAIL305331.pdf.jpg305331.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99414/3/305331.pdf.jpg84a423be242cadbf6a9dc354ba1a74ecMD53123456789/994142013-05-05 22:00:18.177oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99414Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:00:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa
title Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa
spellingShingle Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa
Bugarim, Maria Clara Cavalcante
Gestão do conhecimento
Framework (Programa de computador)
Contabilidade
Ensino a distancia
Gestão de empresas
Aprendizagem organizacional
Contadores
Treinamento
Formação profissional
title_short Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa
title_full Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa
title_fullStr Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa
title_full_unstemmed Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa
title_sort Desenvolvimento e gestão de programas de capacitação mediados por tecnologia: proposição de um arcabouço teórico no âmbito da governança corporativa
author Bugarim, Maria Clara Cavalcante
author_facet Bugarim, Maria Clara Cavalcante
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bugarim, Maria Clara Cavalcante
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Framework (Programa de computador)
Contabilidade
Ensino a distancia
Gestão de empresas
Aprendizagem organizacional
Contadores
Treinamento
Formação profissional
topic Gestão do conhecimento
Framework (Programa de computador)
Contabilidade
Ensino a distancia
Gestão de empresas
Aprendizagem organizacional
Contadores
Treinamento
Formação profissional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-04T20:10:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-04T20:10:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99414
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 305331
identifier_str_mv 305331
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 280 p.| il. grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99414/1/305331.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99414/2/305331.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99414/3/305331.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6ec11703f1c146d6eb5f9a72ee39cbc
5f0da7bb506f53af19afa620e646818f
84a423be242cadbf6a9dc354ba1a74ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805292623855616