Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Grasielly dos Santos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Mirian Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218944
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320
id UFSC_9b750debba7f2e381cd14a0765468220
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218944
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas oraisHistória OralGrupo Escolar RuralHistória da Educação MatemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural – os Grupos Escolares Rurais –, uma experiência educacional pública do estado do Paraná, instituída por volta de 1940 e extinta em meados da década de 1970. Nesta pesquisa o objeto de estudo foi o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes, localizado em um complexo de uma Usina de Açúcar e Álcool, construído em 1947, no município de Bandeirantes, na região norte do estado. Tratava-se de um modelo de escola tipicamente urbano, porém instalado na zona rural, para atender, basicamente, os filhos dos colonos. Para a realização da pesquisa foram produzidas narrativas com ex-alunos e ex-professoras dessa escola. O objetivo, neste texto, é revisitar as narrativas, originalmente orais, e disparar uma discussão sobre como elas permitem compreender a escola para além de suas funções e de seu papel social, contribuindo para pensar em outros de seus elementos constitutivos. Apresentamse, então, algumas reflexões que extrapolam os resultados da pesquisa de mestrado em que essas narrativas sobre o Grupo Escolar foram produzidas. A lente teórica para este novo exercício analítico é Larrosa (2017), e por ela busca-se parar para pensar uma escola rural, intencionalmente construída para atender um público específico, considerada como modelo por aqueles que narram suas memórias saudosas, pelas quais se edifica a liderança forte de uma diretora, o ensino pautado na tríade ler-escrever-contar e um espaço tomado por regras e obediênciaHistória da Educação Matemática2020-12-24T00:15:44Z2020-12-24T00:15:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, G. S.; ANDRADE, M. M.. Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 5-23, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218944Souza, Grasielly dos Santos deAndrade, Mirian Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-24T00:15:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218944Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-24T00:15:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
title Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
spellingShingle Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
Souza, Grasielly dos Santos de
História Oral
Grupo Escolar Rural
História da Educação Matemática
title_short Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
title_full Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
title_fullStr Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
title_full_unstemmed Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
title_sort Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
author Souza, Grasielly dos Santos de
author_facet Souza, Grasielly dos Santos de
Andrade, Mirian Maria
author_role author
author2 Andrade, Mirian Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Grasielly dos Santos de
Andrade, Mirian Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História Oral
Grupo Escolar Rural
História da Educação Matemática
topic História Oral
Grupo Escolar Rural
História da Educação Matemática
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24T00:15:44Z
2020-12-24T00:15:44Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, G. S.; ANDRADE, M. M.. Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 5-23, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218944
identifier_str_mv SOUZA, G. S.; ANDRADE, M. M.. Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 5-23, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652411080802304