Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218944 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320 |
id |
UFSC_9b750debba7f2e381cd14a0765468220 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218944 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas oraisHistória OralGrupo Escolar RuralHistória da Educação MatemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural – os Grupos Escolares Rurais –, uma experiência educacional pública do estado do Paraná, instituída por volta de 1940 e extinta em meados da década de 1970. Nesta pesquisa o objeto de estudo foi o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes, localizado em um complexo de uma Usina de Açúcar e Álcool, construído em 1947, no município de Bandeirantes, na região norte do estado. Tratava-se de um modelo de escola tipicamente urbano, porém instalado na zona rural, para atender, basicamente, os filhos dos colonos. Para a realização da pesquisa foram produzidas narrativas com ex-alunos e ex-professoras dessa escola. O objetivo, neste texto, é revisitar as narrativas, originalmente orais, e disparar uma discussão sobre como elas permitem compreender a escola para além de suas funções e de seu papel social, contribuindo para pensar em outros de seus elementos constitutivos. Apresentamse, então, algumas reflexões que extrapolam os resultados da pesquisa de mestrado em que essas narrativas sobre o Grupo Escolar foram produzidas. A lente teórica para este novo exercício analítico é Larrosa (2017), e por ela busca-se parar para pensar uma escola rural, intencionalmente construída para atender um público específico, considerada como modelo por aqueles que narram suas memórias saudosas, pelas quais se edifica a liderança forte de uma diretora, o ensino pautado na tríade ler-escrever-contar e um espaço tomado por regras e obediênciaHistória da Educação Matemática2020-12-24T00:15:44Z2020-12-24T00:15:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, G. S.; ANDRADE, M. M.. Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 5-23, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218944Souza, Grasielly dos Santos deAndrade, Mirian Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-24T00:15:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218944Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-24T00:15:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais |
title |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais |
spellingShingle |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais Souza, Grasielly dos Santos de História Oral Grupo Escolar Rural História da Educação Matemática |
title_short |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais |
title_full |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais |
title_fullStr |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais |
title_full_unstemmed |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais |
title_sort |
Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais |
author |
Souza, Grasielly dos Santos de |
author_facet |
Souza, Grasielly dos Santos de Andrade, Mirian Maria |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Mirian Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Grasielly dos Santos de Andrade, Mirian Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Oral Grupo Escolar Rural História da Educação Matemática |
topic |
História Oral Grupo Escolar Rural História da Educação Matemática |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-24T00:15:44Z 2020-12-24T00:15:44Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, G. S.; ANDRADE, M. M.. Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 5-23, 2020. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218944 |
identifier_str_mv |
SOUZA, G. S.; ANDRADE, M. M.. Parar para pensar uma escola rural: um estudo por meio de narrativas orais. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 5-23, 2020. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652411080802304 |