O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rudimar Antunes Da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alcantara, Jaqueline Siqueira, Kékis, Miriam Idalina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97649
Resumo: Este artigo trata da posição de servidores técnico-administrativos e dos servidores prestadores de serviços de atendimento direto a saúde de clientes/pacientes do Hospital Universitário da Universitário Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/Brasil). O foco do estudo foi o Manual de Organização Nacional de Acreditação (ONA), do Ministério da Saúde do Brasil. A técnica endomarketing foi o suporte para se compreender os parâmetros que norteiam a implantação da qualidade hospitalar brasileira. O Manual da ONA foi elaborado para balizar a gestão da normalização da assistência de clientes, com três etapas: Nível 1; Nível 2; e, Nível 3. Aplicou-se um questionário estruturado do tipo Likert, de modo probabilístico a 268 servidores do HU-UFSC. O período das coletas foi de janeiro a março de 2012 e tabulados e processados pelo SPSS®. Conclui-se que o HU-UFSC é descrito pelos pesquisados de boa a muito boa qualidade de atendimento e assistência à saúde, mas que requer providências à Acreditação Hospitalar Nível 1, quais sejam: reforçar o comunicação interna, melhoria de inter-relações profissionais dirigentes e servidores, e, a promoção de palestras sobre este modelo de qualidade hospitalar aos servidores técnico administrativos e aos servidores prestadores de serviços de atendimento direto a Saúde do cliente.
id UFSC_9cded55c8ede9c4d0d2d24358061b5cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97649
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Rocha, Rudimar Antunes DaAlcantara, Jaqueline SiqueiraKékis, Miriam Idalina2012-12-07T16:29:34Z2012-12-07T16:29:34Z2012-11-14http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97649Este artigo trata da posição de servidores técnico-administrativos e dos servidores prestadores de serviços de atendimento direto a saúde de clientes/pacientes do Hospital Universitário da Universitário Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/Brasil). O foco do estudo foi o Manual de Organização Nacional de Acreditação (ONA), do Ministério da Saúde do Brasil. A técnica endomarketing foi o suporte para se compreender os parâmetros que norteiam a implantação da qualidade hospitalar brasileira. O Manual da ONA foi elaborado para balizar a gestão da normalização da assistência de clientes, com três etapas: Nível 1; Nível 2; e, Nível 3. Aplicou-se um questionário estruturado do tipo Likert, de modo probabilístico a 268 servidores do HU-UFSC. O período das coletas foi de janeiro a março de 2012 e tabulados e processados pelo SPSS®. Conclui-se que o HU-UFSC é descrito pelos pesquisados de boa a muito boa qualidade de atendimento e assistência à saúde, mas que requer providências à Acreditação Hospitalar Nível 1, quais sejam: reforçar o comunicação interna, melhoria de inter-relações profissionais dirigentes e servidores, e, a promoção de palestras sobre este modelo de qualidade hospitalar aos servidores técnico administrativos e aos servidores prestadores de serviços de atendimento direto a Saúde do cliente.INPEAUO ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97649/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALO Endomarketing E A Acreditação Hospitalar Um Estudo De Caso No Hospital Universitário.pdfO Endomarketing E A Acreditação Hospitalar Um Estudo De Caso No Hospital Universitário.pdfapplication/pdf471649https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97649/3/O%20Endomarketing%20E%20A%20Acredita%c3%a7%c3%a3o%20Hospitalar%20Um%20Estudo%20De%20Caso%20No%20Hospital%20Universit%c3%a1rio.pdf2bb38661c7a86ea5e5529dcfe9885070MD53123456789/976492014-05-06 11:55:56.304oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T14:55:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
title O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
spellingShingle O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
Rocha, Rudimar Antunes Da
title_short O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
title_full O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
title_fullStr O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
title_full_unstemmed O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
title_sort O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
author Rocha, Rudimar Antunes Da
author_facet Rocha, Rudimar Antunes Da
Alcantara, Jaqueline Siqueira
Kékis, Miriam Idalina
author_role author
author2 Alcantara, Jaqueline Siqueira
Kékis, Miriam Idalina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rudimar Antunes Da
Alcantara, Jaqueline Siqueira
Kékis, Miriam Idalina
description Este artigo trata da posição de servidores técnico-administrativos e dos servidores prestadores de serviços de atendimento direto a saúde de clientes/pacientes do Hospital Universitário da Universitário Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/Brasil). O foco do estudo foi o Manual de Organização Nacional de Acreditação (ONA), do Ministério da Saúde do Brasil. A técnica endomarketing foi o suporte para se compreender os parâmetros que norteiam a implantação da qualidade hospitalar brasileira. O Manual da ONA foi elaborado para balizar a gestão da normalização da assistência de clientes, com três etapas: Nível 1; Nível 2; e, Nível 3. Aplicou-se um questionário estruturado do tipo Likert, de modo probabilístico a 268 servidores do HU-UFSC. O período das coletas foi de janeiro a março de 2012 e tabulados e processados pelo SPSS®. Conclui-se que o HU-UFSC é descrito pelos pesquisados de boa a muito boa qualidade de atendimento e assistência à saúde, mas que requer providências à Acreditação Hospitalar Nível 1, quais sejam: reforçar o comunicação interna, melhoria de inter-relações profissionais dirigentes e servidores, e, a promoção de palestras sobre este modelo de qualidade hospitalar aos servidores técnico administrativos e aos servidores prestadores de serviços de atendimento direto a Saúde do cliente.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-07T16:29:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-07T16:29:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97649
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97649/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97649/3/O%20Endomarketing%20E%20A%20Acredita%c3%a7%c3%a3o%20Hospitalar%20Um%20Estudo%20De%20Caso%20No%20Hospital%20Universit%c3%a1rio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
2bb38661c7a86ea5e5529dcfe9885070
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805429864628224