Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93250 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009. |
id |
UFSC_9f25f53752c2a306437440f438774575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93250 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italianaEducaçãoAquisição da segunda linguagemLingua italianaEstudo e ensinoBrasilAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009.Este trabalho analisa como a produção oral se constitui em estágios iniciais de aquisição de língua estrangeira (italiano). O estudo, de natureza qualitativa, examina as atividades orais de dois livros didáticos: In Italiano 1 e Espresso 1, visando definir suas características cognitivas (SKEHAN, 1998), interativas (ROBINSON e GILABERT, 2007) e de design (MARIANO et al., 2006; RICHARDS e RODGERS, 1986) ), bem como a perspectiva de aprendizagem subjacente a essas atividades. Os dados mostraram que no In Italiano 1 as atividades orais são apresentadas de forma descontextualizada, mecanizada e predominantemente nos formatos de pergunta e resposta e transformação. No Espresso 1, por outro lado, as atividades orais são propostas em contextos criados para a prática de funções comunicativas, e essas atividades são, em sua maioria, exercícios situacionais de gramática (ELLIS, 2003). Tarefas orais, práticas conversacionais e estimulações lingüísticas também estão presentes, embora em escala menor. Os formatos mais freqüentes no Espresso 1 são a entrevista, a representação de papéis e a repetição, o que torna grande a familiaridade dos alunos com os gêneros entrevista e diálogo, diferente do In Italiano 1, que restringe a produção de fala a unidades da língua (palavras e orações), ao invés de unidades de comunicação discursiva (BAKHTIN, 1992). Em ambos os livros os alunos não são solicitados a falar sobre um determinado assunto. Porém, no Espresso 1 eles podem dialogar com o colega, utilizando vocábulos e funções comunicativas referentes as situações criadas. Por fim, a familiaridade de algumas atividades orais foi considerada alta nos dois livros, devido à freqüência de seus formatos ao longo das unidades de ensino. As condições de realização das atividades orais em ambos os livros são fechadas, monológicas, mas também dialógicas no Espresso 1. As atividades de discussão, encontradas nesse livro, são todas divergentes. Com base no perfil das atividades analisadas em ambos os livros, foi possível concluir que o In Italiano 1 segue a perspectiva de aprendizagem behaviorista e a visão estruturalista de língua e linguagem, enquanto que o Espresso 1 parece sinalizar princípios da teoria de aquisição de habilidades, propondo uma metodologia APP (Apresentação, Prática e Produção). Ambos os livros seguem uma visão de ensino itematizado por estruturas e funções comunicativas, respectivamente. A oralidade acompanha esta visão. Embora a análise nesta pesquisa seja centrada no material impresso e, por esta razão, não considera as alterações metodológicas que o professor possa realizar na ação, este trabalho contribui na caracterização de perfis de atividades orais para iniciantes da língua estrangeira.Florianópolis, SCXavier, Rosely PerezUniversidade Federal de Santa CatarinaBalthazar, Luciana Lanhi2012-10-24T19:12:43Z2012-10-24T19:12:43Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., tabs.application/pdf267488http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93250porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:16:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93250Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:16:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana |
title |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana |
spellingShingle |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana Balthazar, Luciana Lanhi Educação Aquisição da segunda linguagem Lingua italiana Estudo e ensino Brasil Aprendizagem |
title_short |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana |
title_full |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana |
title_fullStr |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana |
title_full_unstemmed |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana |
title_sort |
Um olhar investigativo sobre as atividades orais de livros didáticos destinados a iniciantes da língua italiana |
author |
Balthazar, Luciana Lanhi |
author_facet |
Balthazar, Luciana Lanhi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Rosely Perez Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balthazar, Luciana Lanhi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aquisição da segunda linguagem Lingua italiana Estudo e ensino Brasil Aprendizagem |
topic |
Educação Aquisição da segunda linguagem Lingua italiana Estudo e ensino Brasil Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2012-10-24T19:12:43Z 2012-10-24T19:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
267488 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93250 |
identifier_str_mv |
267488 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652382680121344 |