As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vogel, Lígia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168743
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_9f61e1478a980cdf985cd9cb77a71d5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168743
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”Ensino da GeografiaTDICPossibilidades e DesafiosTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O objetivo do presente trabalho intitulado “As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia – “possibilidades e desafios no âmbito escolar” é analisar como todo corpo docente está se apropriando das tecnologias para construção do conhecimento no ensino da geografia. Os autores estudados para compreender o ensino da geografia nos anos iniciais, a importância do ensino da geografia, as possibilidades e desafios das TDIC no ensino da geografia, os websites no processo de ensino aprendizagem, os blogs educacionais, como integrar as TDIC na escola, os professores, alunos e as TDIC e o uso dos recursos tecnológicos no ensino da geografia, foram: Moran (2000); Costa (2012); Cavalcanti (1999); Lévy (1999); Santos (2010) entre outros. Como metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, e os procedimentos escolhidos para a coleta de dados foram as observações e as entrevistas semi-estruturadas. Os dados de pesquisa permitem afirmar que ainda existem muitos desafios e muitos questionamentos que inquietam os professores. Os sujeitos da pesquisa são os alunos, professores e gestores da Escola Básica Adriano Mosimann. Professores e alunos são parceiros do ensino aprendizagem, o professor planeja de acordo com a necessidade do aluno. Os recursos tecnológicos servem de auxilio ao estudo e facilitam a aprendizagem. A escolha dos recursos deve ser cuidadosa, pois, se usados de forma correta, garantem um aprendizado significativo. O uso desses equipamentos na aula de geografia tornam as aulas menos abstrata e mais atraente. Além disso, é possível afirmar que os alunos anseiam por práticas novas, libertadoras, que lhes dêem voz ativa e que estejam de acordo com as novas formas de comunicação presentes em suas vidas. Diante esse contexto, quais poderiam ser as possibilidades e os desafios encontrados na inserção das TDIC no ensino da geografia?Florianópolis, SCSouza Neto, AlaimUniversidade Federal de Santa CatarinaVogel, Lígia2016-09-28T19:51:10Z2016-09-28T19:51:10Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168743porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T19:51:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T19:51:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”
title As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”
spellingShingle As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”
Vogel, Lígia
Ensino da Geografia
TDIC
Possibilidades e Desafios
title_short As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”
title_full As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”
title_fullStr As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”
title_full_unstemmed As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”
title_sort As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia: “possibilidades e desafios no âmbito escolar”
author Vogel, Lígia
author_facet Vogel, Lígia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Neto, Alaim
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vogel, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Geografia
TDIC
Possibilidades e Desafios
topic Ensino da Geografia
TDIC
Possibilidades e Desafios
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T19:51:10Z
2016-09-28T19:51:10Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168743
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652235706466304