Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253859 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química. |
id |
UFSC_9feefebce3a5dd3eafd4b8d653de32ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253859 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de QuímicaEstudo de casoAprendizagem significativaEnsino de químicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.Há várias discussões e estudos a respeito das percepções dos estudantes sobre o ensino de química na educação básica. Muitos estudos destacam a falta de motivação e interesse dos alunos pela disciplina e como isso pode interferir no seu processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, muito vem se discutindo sobre metodologias alternativas para incentivar o aprendizado. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta uma sequência didática baseada no método Estudo de Caso, que teve como intuito motivar e, consequentemente, favorecer a aprendizagem significativa sobre o conteúdo de titulação ácido-base. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida com uma turma de um curso técnico em química oferecido por um instituto federal em Santa Catarina. Foram objetos de análise neste estudo questionários, diário de campo e as atividades desenvolvidas pela classe. A proposta de ensino foi fundamentada na teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa. A partir das análises percebeu-se que a proposta por Estudo de Caso fomentou o interesse dos estudantes, favorecendo a ocorrência de uma aprendizagem mais significativa. Os resultados também apontam que, em experiências futuras, seria adequado mais tempo para o desenvolvimento da proposta, de modo a melhor explorar os conteúdos e habilidades envolvidos.There are plenty of discussions and studies concerning the student’s perception on chemistry education. Studies show that one of them is the lack of motivation that interferes in the teaching-learning process. Consequently, the discussion on alternative teaching methods has been improving to search ways to motivate the learning process. In that perspective, this paper brings a teaching sequence based on the method of Case Studies, which has the goal of motivating and, therefore, supporting the development of meaningful learning about the concepts of acid-base titration. This research, of qualitative nature, was developed with a class from the high school-level technical course in chemistry offered by a federal institute in Santa Catarina. The analyses were based on questionnaires, notes on a field journal and the activities developed by the class. The approach was substantiated by the studies of David Ausubel about meaningful learning. With the analysis, it was identified that the Case Study approach enhanced the class’ interest and made the teaching-learning process lighter, favoring the meaningful learning; although, for future applications, it’s necessary to pay attention to the time available to develop the case, so the concepts are clear to the class and the teaching sequence is not fast.Florianópolis, SC.Sá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa Catarina.Lanaro, Ana Beatriz2024-01-04T14:02:03Z2024-01-04T14:02:03Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253859Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-01-04T14:02:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253859Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T14:02:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química |
title |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química |
spellingShingle |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química Lanaro, Ana Beatriz Estudo de caso Aprendizagem significativa Ensino de química |
title_short |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química |
title_full |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química |
title_fullStr |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química |
title_full_unstemmed |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química |
title_sort |
Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química |
author |
Lanaro, Ana Beatriz |
author_facet |
Lanaro, Ana Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Luciana Passos Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanaro, Ana Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de caso Aprendizagem significativa Ensino de química |
topic |
Estudo de caso Aprendizagem significativa Ensino de química |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-11 2024-01-04T14:02:03Z 2024-01-04T14:02:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253859 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652367153856512 |