Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanaro, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253859
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.
id UFSC_9feefebce3a5dd3eafd4b8d653de32ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253859
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de QuímicaEstudo de casoAprendizagem significativaEnsino de químicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.Há várias discussões e estudos a respeito das percepções dos estudantes sobre o ensino de química na educação básica. Muitos estudos destacam a falta de motivação e interesse dos alunos pela disciplina e como isso pode interferir no seu processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, muito vem se discutindo sobre metodologias alternativas para incentivar o aprendizado. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta uma sequência didática baseada no método Estudo de Caso, que teve como intuito motivar e, consequentemente, favorecer a aprendizagem significativa sobre o conteúdo de titulação ácido-base. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida com uma turma de um curso técnico em química oferecido por um instituto federal em Santa Catarina. Foram objetos de análise neste estudo questionários, diário de campo e as atividades desenvolvidas pela classe. A proposta de ensino foi fundamentada na teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa. A partir das análises percebeu-se que a proposta por Estudo de Caso fomentou o interesse dos estudantes, favorecendo a ocorrência de uma aprendizagem mais significativa. Os resultados também apontam que, em experiências futuras, seria adequado mais tempo para o desenvolvimento da proposta, de modo a melhor explorar os conteúdos e habilidades envolvidos.There are plenty of discussions and studies concerning the student’s perception on chemistry education. Studies show that one of them is the lack of motivation that interferes in the teaching-learning process. Consequently, the discussion on alternative teaching methods has been improving to search ways to motivate the learning process. In that perspective, this paper brings a teaching sequence based on the method of Case Studies, which has the goal of motivating and, therefore, supporting the development of meaningful learning about the concepts of acid-base titration. This research, of qualitative nature, was developed with a class from the high school-level technical course in chemistry offered by a federal institute in Santa Catarina. The analyses were based on questionnaires, notes on a field journal and the activities developed by the class. The approach was substantiated by the studies of David Ausubel about meaningful learning. With the analysis, it was identified that the Case Study approach enhanced the class’ interest and made the teaching-learning process lighter, favoring the meaningful learning; although, for future applications, it’s necessary to pay attention to the time available to develop the case, so the concepts are clear to the class and the teaching sequence is not fast.Florianópolis, SC.Sá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa Catarina.Lanaro, Ana Beatriz2024-01-04T14:02:03Z2024-01-04T14:02:03Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253859Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-01-04T14:02:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253859Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T14:02:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
title Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
spellingShingle Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
Lanaro, Ana Beatriz
Estudo de caso
Aprendizagem significativa
Ensino de química
title_short Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
title_full Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
title_fullStr Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
title_full_unstemmed Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
title_sort Possíveis contribuições do método de estudo de caso para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
author Lanaro, Ana Beatriz
author_facet Lanaro, Ana Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Luciana Passos
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanaro, Ana Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de caso
Aprendizagem significativa
Ensino de química
topic Estudo de caso
Aprendizagem significativa
Ensino de química
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
2024-01-04T14:02:03Z
2024-01-04T14:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253859
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652367153856512