Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96462
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_a0d4696c411e018ad1235cd7d1a7669f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96462
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Regina2012-10-26T12:19:14Z2012-10-26T12:19:14Z20122012300009http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96462Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaA presente dissertação trata da história da disciplina de Desenho, situando-se no âmbito do seu ensino. O objetivo é investigar como foi ministrado o ensino desta disciplina em uma determinada instituição escolar, bem como os motivos que provocaram sua retirada do currículo. A época delimitada é a década de 1960 até meados dos anos 2000, e o local da pesquisa dá-se no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho é fundamentado a partir de referenciais teóricos tais como os de André Chervel e Dominique Julia, abordando os conceitos de história das disciplinas escolares e cultura escolar e de Michel de Certeau e Jacques Le Goff, utilizando a idéia do fazer história como uma operação e de pensar o passado como uma representação. As fontes foram constituídas tanto por documentos oficiais como documentos escolares e, também, por fontes orais. Estas últimas foram compostas por 12 entrevistas com os professores que trabalharam com a disciplina de Desenho na escola pesquisada. Verificou-se que é possível identificar vestígios de um ensino de Desenho entre as décadas de 1960 e 2000, levantando, a partir disto, elementos que sustentaram sua permanência na instituição pesquisada, assim como, elementos que desencadearam a retirada da disciplina do currículo escolar. Por fim, cabe dizer que esta dissertação aponta para a possibilidade de se pensar, no presente, novos olhares para a disciplina de Desenho, analisando-se os motivos que levaram sua extinção.The present dissertation deals with the history of Drawing#s discipline, considering the teaching of this discipline. The aim is investigate as was made the teaching of Drawing in an academic institution, as well as the reasons that led to its withdrawal from the curriculum. The period bounded is the Decade of 1960 until mid-2000, and the place of this research is the Application#s School at the Federal University of Santa Catarina. The research is substantiated from theoretical benchmarks such as André Chervel and Dominique Julia, addressing the concepts of history of school subjects and school culture, and also of Michel de Certeau and Jacques Le Goff, using the idea of making history as an operation and thinking about the past as a representation. The sources were composed of both official documents and school records, and also by oral sources. The latter was composed of interviews with 12 teachers who work with the discipline of Drawing in the school researched. It was found that it is possible to identify traces of a drawing education between the decades of 1960 and 2000and also the elements that sustained its stay, as well as elements that triggered the withdrawal of the discipline of the school curriculum in the school researched. Finally, it is said that this dissertation points to the possibility of thinking, in the present, new looks for the Drawing's discipline, questioning the reasons for their extinction.254 p.| il., tabs.porFlorianópolis, SCEducação científica e tecnológicaMatematica -Estudo e ensinoHistóriaCurriculosHistóriaDesenho -Estudo e ensinoEntre vida e morte: cenas de um ensino de desenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL300009.pdfapplication/pdf7687908https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96462/1/300009.pdfe7b5d08ac5b3227cf63ff741e7104169MD51TEXT300009.pdf.txt300009.pdf.txtExtracted Texttext/plain399102https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96462/2/300009.pdf.txtff7192dc11da9c9a80e1884909e0bee1MD52THUMBNAIL300009.pdf.jpg300009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96462/3/300009.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/964622013-05-04 10:10:28.893oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96462Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T13:10:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho
title Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho
spellingShingle Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho
Machado, Rosilene Beatriz
Educação científica e tecnológica
Matematica -
Estudo e ensino
História
Curriculos
História
Desenho -
Estudo e ensino
title_short Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho
title_full Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho
title_fullStr Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho
title_full_unstemmed Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho
title_sort Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho
author Machado, Rosilene Beatriz
author_facet Machado, Rosilene Beatriz
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
contributor_str_mv Flores, Cláudia Regina
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matematica -
Estudo e ensino
História
Curriculos
História
Desenho -
Estudo e ensino
topic Educação científica e tecnológica
Matematica -
Estudo e ensino
História
Curriculos
História
Desenho -
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-26T12:19:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-26T12:19:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96462
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 300009
identifier_str_mv 300009
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 254 p.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96462/1/300009.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96462/2/300009.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96462/3/300009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7b5d08ac5b3227cf63ff741e7104169
ff7192dc11da9c9a80e1884909e0bee1
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805026916794368