Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_a0e649ac7af039fdc8f909f5c3c31c96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200518 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aulaEnsinoEscritaEstágioOralidadeVozTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.A presente pesquisa intenta, a partir da empiria encontrada no Estágio Supervisionado em Ciências Sociais I e II, investigar a prática pedagógica observada, “os debates”. Realizou-se, a partir desta observação, uma pesquisa participante no campo de estágio permitindo que eu enquanto graduanda e estagiária em formação docente fosse “afetada”, investigando assim os “nós” suscitados pelos “debates”, atentando-se para a relação entre a escrita e oralidade na sala de aula. Em um segundo momento, procurei tecer relações entre tal prática pedagógica com as vozes estudantis, na compreensão e mapeamento de metodologias e práticas pedagógicas tal como a citada, desembocando em como esta pôde suscitar a elaboração da própria regência conseguinte, a fim de ressaltar sobre a necessidade de práticas pedagógicas que contemplem escuta, necessidades e desejos daqueles que são diretamente afetados nos processos de ensino-aprendizagem, os estudantes.Florianópolis, SCSilva, Elizabeth Farias daUniversidade Federal de Santa CatarinaCastro, Gabriela Fortunato2019-09-11T20:41:20Z2019-09-11T20:41:20Z2019-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 folhasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-09-11T20:41:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200518Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-11T20:41:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula |
title |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula |
spellingShingle |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula Castro, Gabriela Fortunato Ensino Escrita Estágio Oralidade Voz |
title_short |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula |
title_full |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula |
title_fullStr |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula |
title_sort |
Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula |
author |
Castro, Gabriela Fortunato |
author_facet |
Castro, Gabriela Fortunato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Elizabeth Farias da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Gabriela Fortunato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Escrita Estágio Oralidade Voz |
topic |
Ensino Escrita Estágio Oralidade Voz |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-11T20:41:20Z 2019-09-11T20:41:20Z 2019-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83 folhas application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652359931265024 |