Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Gabriela Fortunato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_a0e649ac7af039fdc8f909f5c3c31c96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200518
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aulaEnsinoEscritaEstágioOralidadeVozTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.A presente pesquisa intenta, a partir da empiria encontrada no Estágio Supervisionado em Ciências Sociais I e II, investigar a prática pedagógica observada, “os debates”. Realizou-se, a partir desta observação, uma pesquisa participante no campo de estágio permitindo que eu enquanto graduanda e estagiária em formação docente fosse “afetada”, investigando assim os “nós” suscitados pelos “debates”, atentando-se para a relação entre a escrita e oralidade na sala de aula. Em um segundo momento, procurei tecer relações entre tal prática pedagógica com as vozes estudantis, na compreensão e mapeamento de metodologias e práticas pedagógicas tal como a citada, desembocando em como esta pôde suscitar a elaboração da própria regência conseguinte, a fim de ressaltar sobre a necessidade de práticas pedagógicas que contemplem escuta, necessidades e desejos daqueles que são diretamente afetados nos processos de ensino-aprendizagem, os estudantes.Florianópolis, SCSilva, Elizabeth Farias daUniversidade Federal de Santa CatarinaCastro, Gabriela Fortunato2019-09-11T20:41:20Z2019-09-11T20:41:20Z2019-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 folhasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-09-11T20:41:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200518Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-11T20:41:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
title Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
spellingShingle Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
Castro, Gabriela Fortunato
Ensino
Escrita
Estágio
Oralidade
Voz
title_short Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
title_full Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
title_fullStr Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
title_full_unstemmed Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
title_sort Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
author Castro, Gabriela Fortunato
author_facet Castro, Gabriela Fortunato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elizabeth Farias da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Gabriela Fortunato
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Escrita
Estágio
Oralidade
Voz
topic Ensino
Escrita
Estágio
Oralidade
Voz
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11T20:41:20Z
2019-09-11T20:41:20Z
2019-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 folhas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652359931265024