Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82260 |
Resumo: | A abordagem clássica ainda hegemônica na ciência trouxe avanços por meio de teorias, métodos e novas tecnologias que muito contribuíram para a evolução da humanidade. No entanto, enquanto concepção filosófica do saber, indaga-se sobre esta maneira de conduzir o pensamento e o destino da humanidade. Um dos principais problemas que se observa em todas às áreas do conhecimento, com efeitos altamente prejudiciais à educação é que a ênfase excessiva em resultados mensuráveis relegou a dimensão humana num plano inferior. Destacam-se na educação superior algumas características básicas: concepção epistemológica centrada na reprodução do conhecimento; arquitetura curricular desarticulada; modelo de gestão com base em metas e resultados e na estrutura de poder, dentre outras. As fases deste estudo dividiram-se em revisão bibliográfica, elaboração da modelagem conceitual e desenvolvimento do sistema de gestão. A modelagem conceitual proposta: A abordagem quântica a educação superior sob os fundamentos de algumas ciências da complexidade: física quântica, teoria dos sistemas autopoiéticos, teoria do caos e teoria da complexidade visa suprir as lacunas que a abordagem clássica particularmente tem gerado as IES. O sistema de gestão proposto propõe como base o Balanced Scorecard como um sistema complexo adaptativo: uma abordagem quântica à educação superior no processo coletivo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O propósito do sistema e evitar que os instrumentos de gestão e avaliação propostos pelo ministério da educação: PDI, PPI, Avaliação Institucional, entre outros, não se configurem apenas como meros documentos formais desarticulados e sem o comprometimento da comunidade acadêmica. |
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