Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Angela Cristina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82260
Resumo: A abordagem clássica ainda hegemônica na ciência trouxe avanços por meio de teorias, métodos e novas tecnologias que muito contribuíram para a evolução da humanidade. No entanto, enquanto concepção filosófica do saber, indaga-se sobre esta maneira de conduzir o pensamento e o destino da humanidade. Um dos principais problemas que se observa em todas às áreas do conhecimento, com efeitos altamente prejudiciais à educação é que a ênfase excessiva em resultados mensuráveis relegou a dimensão humana num plano inferior. Destacam-se na educação superior algumas características básicas: concepção epistemológica centrada na reprodução do conhecimento; arquitetura curricular desarticulada; modelo de gestão com base em metas e resultados e na estrutura de poder, dentre outras. As fases deste estudo dividiram-se em revisão bibliográfica, elaboração da modelagem conceitual e desenvolvimento do sistema de gestão. A modelagem conceitual proposta: A abordagem quântica a educação superior sob os fundamentos de algumas ciências da complexidade: física quântica, teoria dos sistemas autopoiéticos, teoria do caos e teoria da complexidade visa suprir as lacunas que a abordagem clássica particularmente tem gerado as IES. O sistema de gestão proposto propõe como base o Balanced Scorecard como um sistema complexo adaptativo: uma abordagem quântica à educação superior no processo coletivo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O propósito do sistema e evitar que os instrumentos de gestão e avaliação propostos pelo ministério da educação: PDI, PPI, Avaliação Institucional, entre outros, não se configurem apenas como meros documentos formais desarticulados e sem o comprometimento da comunidade acadêmica.
id UFSC_a14619a13566be59f67bc4de93ba93ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82260
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.A abordagem clássica ainda hegemônica na ciência trouxe avanços por meio de teorias, métodos e novas tecnologias que muito contribuíram para a evolução da humanidade. No entanto, enquanto concepção filosófica do saber, indaga-se sobre esta maneira de conduzir o pensamento e o destino da humanidade. Um dos principais problemas que se observa em todas às áreas do conhecimento, com efeitos altamente prejudiciais à educação é que a ênfase excessiva em resultados mensuráveis relegou a dimensão humana num plano inferior. Destacam-se na educação superior algumas características básicas: concepção epistemológica centrada na reprodução do conhecimento; arquitetura curricular desarticulada; modelo de gestão com base em metas e resultados e na estrutura de poder, dentre outras. As fases deste estudo dividiram-se em revisão bibliográfica, elaboração da modelagem conceitual e desenvolvimento do sistema de gestão. A modelagem conceitual proposta: A abordagem quântica a educação superior sob os fundamentos de algumas ciências da complexidade: física quântica, teoria dos sistemas autopoiéticos, teoria do caos e teoria da complexidade visa suprir as lacunas que a abordagem clássica particularmente tem gerado as IES. O sistema de gestão proposto propõe como base o Balanced Scorecard como um sistema complexo adaptativo: uma abordagem quântica à educação superior no processo coletivo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O propósito do sistema e evitar que os instrumentos de gestão e avaliação propostos pelo ministério da educação: PDI, PPI, Avaliação Institucional, entre outros, não se configurem apenas como meros documentos formais desarticulados e sem o comprometimento da comunidade acadêmica.INPEAU2012-10-19T13:28:40Z2012-10-19T13:28:40Z2007-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82260Corrêa, Angela Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T13:05:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82260Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:05:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
title Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
spellingShingle Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
Corrêa, Angela Cristina
title_short Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
title_full Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
title_fullStr Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
title_full_unstemmed Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
title_sort Sistema d Gestão Para a IES cm Base n ‘Balanced Scorecard cmo um Sistema Complexo Adaptativo’: Uma Abordagem Quântica à Educação Superior.
author Corrêa, Angela Cristina
author_facet Corrêa, Angela Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Angela Cristina
description A abordagem clássica ainda hegemônica na ciência trouxe avanços por meio de teorias, métodos e novas tecnologias que muito contribuíram para a evolução da humanidade. No entanto, enquanto concepção filosófica do saber, indaga-se sobre esta maneira de conduzir o pensamento e o destino da humanidade. Um dos principais problemas que se observa em todas às áreas do conhecimento, com efeitos altamente prejudiciais à educação é que a ênfase excessiva em resultados mensuráveis relegou a dimensão humana num plano inferior. Destacam-se na educação superior algumas características básicas: concepção epistemológica centrada na reprodução do conhecimento; arquitetura curricular desarticulada; modelo de gestão com base em metas e resultados e na estrutura de poder, dentre outras. As fases deste estudo dividiram-se em revisão bibliográfica, elaboração da modelagem conceitual e desenvolvimento do sistema de gestão. A modelagem conceitual proposta: A abordagem quântica a educação superior sob os fundamentos de algumas ciências da complexidade: física quântica, teoria dos sistemas autopoiéticos, teoria do caos e teoria da complexidade visa suprir as lacunas que a abordagem clássica particularmente tem gerado as IES. O sistema de gestão proposto propõe como base o Balanced Scorecard como um sistema complexo adaptativo: uma abordagem quântica à educação superior no processo coletivo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O propósito do sistema e evitar que os instrumentos de gestão e avaliação propostos pelo ministério da educação: PDI, PPI, Avaliação Institucional, entre outros, não se configurem apenas como meros documentos formais desarticulados e sem o comprometimento da comunidade acadêmica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-29
2012-10-19T13:28:40Z
2012-10-19T13:28:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82260
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652241605754880