The role of literature in brazilian high school contexts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84547 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
id |
UFSC_a3310d56d9a2aef9de9afe7cb73afbe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84547 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaGottschalk, MarionVieira, Josalba Ramalho2012-10-20T10:19:51Z2012-10-20T10:19:51Z20032003199941http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84547Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.O propósito de presente estudo é abordar a contribuição da literatura ao ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira e a sua incorporação nas práticas de ensino em contextos de Ensino Médio brasileiro. Existe uma extensiva produção bibliográfica defendendo a noção de que comunicação efetiva na língua estrangeira não é só uma questão de proficiência lingüística, mas também de competência cultural. Sob esta perspectiva, a literatura pode ajudar a desenvolver proficiência lingüística, promover empatia e respeito em relação às diferentes culturas (Aebersold and Field, 1998; Carter and Long, 1991; Iser, 1978/1993/1994; Kostelníková, 2001; McClosky & Stack, 1996; McRae, 1991; Souza, 1999). Em outras palavras, a literatura promove enriquecimento cultural e lingüístico e também crescimento pessoal. Este estudo está baseado em premissas de que o ensino da literatura deveria ser abordado de acordo com as proposições da Crítica da Resposta do Leitor (Reader Response Criticism). Esta pesquisa investiga três aspectos principais desta área educacional específica: os livros-texto, os professores e os alunos. Livros didáticos brasileiros para o Ensino Médio foram examinados com o propósito de observar se e como eles apresentam literatura; professores foram entrevistados com o objetivo de investigar se a literatura está presente em suas salas de aula e como eles usualmente trabalham com ela; e respostas de alunos à literatura foram analisadas numa pesquisa de sala de aula que foi desenvolvida como estudo de caso. Os resultados principais mostram que (i) a maior parte dos livros-texto analisados apresenta literatura, apesar de em pequeno número; (ii) a maior parte dos professores diz costumar trazer literatura para a sala de aula e relataram que a maior parte de seus alunos não gostam de literatura; e (iii) interação e negociação exerceram papel chave na compreensão do texto e na execução das tarefas, no ensino aprendizado de uma língua estrangeira através de textos literários.porFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosPratica de ensinoThe role of literature in brazilian high school contextsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL199941.pdfapplication/pdf578922https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/1/199941.pdf21c4085203211547f9b7d1d021a22a6fMD51TEXT199941.pdf.txt199941.pdf.txtExtracted Texttext/plain273598https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/2/199941.pdf.txtac972e5a9bda0da748c2c8596dd44f9bMD52THUMBNAIL199941.pdf.jpg199941.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/3/199941.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/845472015-02-04 17:15:37.37oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84547Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T19:15:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The role of literature in brazilian high school contexts |
title |
The role of literature in brazilian high school contexts |
spellingShingle |
The role of literature in brazilian high school contexts Gottschalk, Marion Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Pratica de ensino |
title_short |
The role of literature in brazilian high school contexts |
title_full |
The role of literature in brazilian high school contexts |
title_fullStr |
The role of literature in brazilian high school contexts |
title_full_unstemmed |
The role of literature in brazilian high school contexts |
title_sort |
The role of literature in brazilian high school contexts |
author |
Gottschalk, Marion |
author_facet |
Gottschalk, Marion |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gottschalk, Marion |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Josalba Ramalho |
contributor_str_mv |
Vieira, Josalba Ramalho |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Pratica de ensino |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Pratica de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
publishDate |
2003 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-20T10:19:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-20T10:19:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84547 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
199941 |
identifier_str_mv |
199941 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/1/199941.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/2/199941.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/3/199941.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21c4085203211547f9b7d1d021a22a6f ac972e5a9bda0da748c2c8596dd44f9b 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805263862464512 |