The role of literature in brazilian high school contexts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gottschalk, Marion
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84547
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_a3310d56d9a2aef9de9afe7cb73afbe2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84547
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGottschalk, MarionVieira, Josalba Ramalho2012-10-20T10:19:51Z2012-10-20T10:19:51Z20032003199941http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84547Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.O propósito de presente estudo é abordar a contribuição da literatura ao ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira e a sua incorporação nas práticas de ensino em contextos de Ensino Médio brasileiro. Existe uma extensiva produção bibliográfica defendendo a noção de que comunicação efetiva na língua estrangeira não é só uma questão de proficiência lingüística, mas também de competência cultural. Sob esta perspectiva, a literatura pode ajudar a desenvolver proficiência lingüística, promover empatia e respeito em relação às diferentes culturas (Aebersold and Field, 1998; Carter and Long, 1991; Iser, 1978/1993/1994; Kostelníková, 2001; McClosky & Stack, 1996; McRae, 1991; Souza, 1999). Em outras palavras, a literatura promove enriquecimento cultural e lingüístico e também crescimento pessoal. Este estudo está baseado em premissas de que o ensino da literatura deveria ser abordado de acordo com as proposições da Crítica da Resposta do Leitor (Reader Response Criticism). Esta pesquisa investiga três aspectos principais desta área educacional específica: os livros-texto, os professores e os alunos. Livros didáticos brasileiros para o Ensino Médio foram examinados com o propósito de observar se e como eles apresentam literatura; professores foram entrevistados com o objetivo de investigar se a literatura está presente em suas salas de aula e como eles usualmente trabalham com ela; e respostas de alunos à literatura foram analisadas numa pesquisa de sala de aula que foi desenvolvida como estudo de caso. Os resultados principais mostram que (i) a maior parte dos livros-texto analisados apresenta literatura, apesar de em pequeno número; (ii) a maior parte dos professores diz costumar trazer literatura para a sala de aula e relataram que a maior parte de seus alunos não gostam de literatura; e (iii) interação e negociação exerceram papel chave na compreensão do texto e na execução das tarefas, no ensino aprendizado de uma língua estrangeira através de textos literários.porFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosPratica de ensinoThe role of literature in brazilian high school contextsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL199941.pdfapplication/pdf578922https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/1/199941.pdf21c4085203211547f9b7d1d021a22a6fMD51TEXT199941.pdf.txt199941.pdf.txtExtracted Texttext/plain273598https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/2/199941.pdf.txtac972e5a9bda0da748c2c8596dd44f9bMD52THUMBNAIL199941.pdf.jpg199941.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/3/199941.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/845472015-02-04 17:15:37.37oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84547Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T19:15:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The role of literature in brazilian high school contexts
title The role of literature in brazilian high school contexts
spellingShingle The role of literature in brazilian high school contexts
Gottschalk, Marion
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Pratica de ensino
title_short The role of literature in brazilian high school contexts
title_full The role of literature in brazilian high school contexts
title_fullStr The role of literature in brazilian high school contexts
title_full_unstemmed The role of literature in brazilian high school contexts
title_sort The role of literature in brazilian high school contexts
author Gottschalk, Marion
author_facet Gottschalk, Marion
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gottschalk, Marion
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Josalba Ramalho
contributor_str_mv Vieira, Josalba Ramalho
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Pratica de ensino
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2003
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-20T10:19:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-20T10:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84547
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 199941
identifier_str_mv 199941
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/1/199941.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/2/199941.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84547/3/199941.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 21c4085203211547f9b7d1d021a22a6f
ac972e5a9bda0da748c2c8596dd44f9b
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805263862464512