PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeremias Junior, Jair
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131887
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de explorar a percepção de coordenadores de curso de uma universidade federal de ensino superior sobre o planejamento estratégico. As instituições federais de ensino superior estão inseridas em um ambiente de alta mutabilidade, dinamismo, complexidade e incerteza, levando-as a buscar alternativas no sentido de manterem-se competitivas neste contexto. O planejamento estratégico é um instrumento utilizado por muitas organizações e por instituições de ensino superior para sobrevivência em ambientes com estas características. Para atingir tal objetivo, realizou-se entrevistas com coordenadores de curso de uma instituição federal de ensino superior onde se constatou a percepção do planejamento estratégico como algo ideal e fundamental, principalmente associado a necessidade deste possibilitar ajustes de conduta. A falta de implementação ou inexistência de planejamento a nível institucional e a impossibilidade até o momento da utilização do planejamento estratégico em suas atividades como coordenadores de curso configura os coordenadores como “apagadores de fogo” até então apesar da reconhecida importância do tema.
id UFSC_a34ac9844e1b663150a54bf55e074e2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131887
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSOInstituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico; Complexidade; Coordenadores de Curso.O presente estudo tem o objetivo de explorar a percepção de coordenadores de curso de uma universidade federal de ensino superior sobre o planejamento estratégico. As instituições federais de ensino superior estão inseridas em um ambiente de alta mutabilidade, dinamismo, complexidade e incerteza, levando-as a buscar alternativas no sentido de manterem-se competitivas neste contexto. O planejamento estratégico é um instrumento utilizado por muitas organizações e por instituições de ensino superior para sobrevivência em ambientes com estas características. Para atingir tal objetivo, realizou-se entrevistas com coordenadores de curso de uma instituição federal de ensino superior onde se constatou a percepção do planejamento estratégico como algo ideal e fundamental, principalmente associado a necessidade deste possibilitar ajustes de conduta. A falta de implementação ou inexistência de planejamento a nível institucional e a impossibilidade até o momento da utilização do planejamento estratégico em suas atividades como coordenadores de curso configura os coordenadores como “apagadores de fogo” até então apesar da reconhecida importância do tema.INPEAU2015-04-10T12:04:51Z2015-04-10T12:04:51Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131887Jeremias Junior, Jairporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T12:04:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T12:04:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
title PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
spellingShingle PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
Jeremias Junior, Jair
Instituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico; Complexidade; Coordenadores de Curso.
title_short PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
title_full PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
title_fullStr PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
title_sort PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
author Jeremias Junior, Jair
author_facet Jeremias Junior, Jair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeremias Junior, Jair
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico; Complexidade; Coordenadores de Curso.
topic Instituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico; Complexidade; Coordenadores de Curso.
description O presente estudo tem o objetivo de explorar a percepção de coordenadores de curso de uma universidade federal de ensino superior sobre o planejamento estratégico. As instituições federais de ensino superior estão inseridas em um ambiente de alta mutabilidade, dinamismo, complexidade e incerteza, levando-as a buscar alternativas no sentido de manterem-se competitivas neste contexto. O planejamento estratégico é um instrumento utilizado por muitas organizações e por instituições de ensino superior para sobrevivência em ambientes com estas características. Para atingir tal objetivo, realizou-se entrevistas com coordenadores de curso de uma instituição federal de ensino superior onde se constatou a percepção do planejamento estratégico como algo ideal e fundamental, principalmente associado a necessidade deste possibilitar ajustes de conduta. A falta de implementação ou inexistência de planejamento a nível institucional e a impossibilidade até o momento da utilização do planejamento estratégico em suas atividades como coordenadores de curso configura os coordenadores como “apagadores de fogo” até então apesar da reconhecida importância do tema.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-10T12:04:51Z
2015-04-10T12:04:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131887
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652170421075968