PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131887 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de explorar a percepção de coordenadores de curso de uma universidade federal de ensino superior sobre o planejamento estratégico. As instituições federais de ensino superior estão inseridas em um ambiente de alta mutabilidade, dinamismo, complexidade e incerteza, levando-as a buscar alternativas no sentido de manterem-se competitivas neste contexto. O planejamento estratégico é um instrumento utilizado por muitas organizações e por instituições de ensino superior para sobrevivência em ambientes com estas características. Para atingir tal objetivo, realizou-se entrevistas com coordenadores de curso de uma instituição federal de ensino superior onde se constatou a percepção do planejamento estratégico como algo ideal e fundamental, principalmente associado a necessidade deste possibilitar ajustes de conduta. A falta de implementação ou inexistência de planejamento a nível institucional e a impossibilidade até o momento da utilização do planejamento estratégico em suas atividades como coordenadores de curso configura os coordenadores como “apagadores de fogo” até então apesar da reconhecida importância do tema. |
id |
UFSC_a34ac9844e1b663150a54bf55e074e2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131887 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSOInstituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico; Complexidade; Coordenadores de Curso.O presente estudo tem o objetivo de explorar a percepção de coordenadores de curso de uma universidade federal de ensino superior sobre o planejamento estratégico. As instituições federais de ensino superior estão inseridas em um ambiente de alta mutabilidade, dinamismo, complexidade e incerteza, levando-as a buscar alternativas no sentido de manterem-se competitivas neste contexto. O planejamento estratégico é um instrumento utilizado por muitas organizações e por instituições de ensino superior para sobrevivência em ambientes com estas características. Para atingir tal objetivo, realizou-se entrevistas com coordenadores de curso de uma instituição federal de ensino superior onde se constatou a percepção do planejamento estratégico como algo ideal e fundamental, principalmente associado a necessidade deste possibilitar ajustes de conduta. A falta de implementação ou inexistência de planejamento a nível institucional e a impossibilidade até o momento da utilização do planejamento estratégico em suas atividades como coordenadores de curso configura os coordenadores como “apagadores de fogo” até então apesar da reconhecida importância do tema.INPEAU2015-04-10T12:04:51Z2015-04-10T12:04:51Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131887Jeremias Junior, Jairporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T12:04:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T12:04:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO |
title |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO Jeremias Junior, Jair Instituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico; Complexidade; Coordenadores de Curso. |
title_short |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO |
title_full |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO |
title_sort |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: UMA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO |
author |
Jeremias Junior, Jair |
author_facet |
Jeremias Junior, Jair |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jeremias Junior, Jair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico; Complexidade; Coordenadores de Curso. |
topic |
Instituições de Ensino Superior; Planejamento Estratégico; Complexidade; Coordenadores de Curso. |
description |
O presente estudo tem o objetivo de explorar a percepção de coordenadores de curso de uma universidade federal de ensino superior sobre o planejamento estratégico. As instituições federais de ensino superior estão inseridas em um ambiente de alta mutabilidade, dinamismo, complexidade e incerteza, levando-as a buscar alternativas no sentido de manterem-se competitivas neste contexto. O planejamento estratégico é um instrumento utilizado por muitas organizações e por instituições de ensino superior para sobrevivência em ambientes com estas características. Para atingir tal objetivo, realizou-se entrevistas com coordenadores de curso de uma instituição federal de ensino superior onde se constatou a percepção do planejamento estratégico como algo ideal e fundamental, principalmente associado a necessidade deste possibilitar ajustes de conduta. A falta de implementação ou inexistência de planejamento a nível institucional e a impossibilidade até o momento da utilização do planejamento estratégico em suas atividades como coordenadores de curso configura os coordenadores como “apagadores de fogo” até então apesar da reconhecida importância do tema. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-10T12:04:51Z 2015-04-10T12:04:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131887 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652170421075968 |