A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CACCIAMANI, Jackson Luís Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes, SCHIRMANN, Rosemara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378
Resumo: O presente trabalho constitui-se na partilha de experiências vividas acerca de um Programa de Extensão na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza - PR. O Programa de Extensão é organizado a partir de alguns Projetos de Extensão que têm diferentes enfoques mas apostam no processo de formação acadêmico-profissional de professores, ou seja, a integração entre a escola, a universidade e a comunidade. Por isso, o presente trabalho no SEURS tem por objetivo partilhar essas experiências vividas, conhecimentos e saberes construídos e reconstruídos coletivamente no espaço-tempo desse programa. As ações propostas em cada projeto pertencente ao programa são ancoradas essencialmente na proposta epistemológica do educar pela pesquisa. Reiteramos o argumento de que propostas de formação de professores que integrem a escola, a universidade e a comunidade são potencialmente aprendentes e formativas num processo que tende a ser coletivo e produtor de sentidos.
id UFSC_a3cf523de8db5a84aa82f4fbf2e4b448
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199378
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOSprograma de extensãoformação de professoresintegração entre escolauniversidade e comunidadeO presente trabalho constitui-se na partilha de experiências vividas acerca de um Programa de Extensão na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza - PR. O Programa de Extensão é organizado a partir de alguns Projetos de Extensão que têm diferentes enfoques mas apostam no processo de formação acadêmico-profissional de professores, ou seja, a integração entre a escola, a universidade e a comunidade. Por isso, o presente trabalho no SEURS tem por objetivo partilhar essas experiências vividas, conhecimentos e saberes construídos e reconstruídos coletivamente no espaço-tempo desse programa. As ações propostas em cada projeto pertencente ao programa são ancoradas essencialmente na proposta epistemológica do educar pela pesquisa. Reiteramos o argumento de que propostas de formação de professores que integrem a escola, a universidade e a comunidade são potencialmente aprendentes e formativas num processo que tende a ser coletivo e produtor de sentidos.2019-07-28T14:37:04Z2019-07-28T14:37:04Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378CACCIAMANI, Jackson Luís MartinsGARCIA, Ronaldo Aurélio GimenesSCHIRMANN, Rosemaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T14:37:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199378Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T14:37:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
title A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
spellingShingle A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
CACCIAMANI, Jackson Luís Martins
programa de extensão
formação de professores
integração entre escola
universidade e comunidade
title_short A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
title_full A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
title_fullStr A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
title_full_unstemmed A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
title_sort A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
author CACCIAMANI, Jackson Luís Martins
author_facet CACCIAMANI, Jackson Luís Martins
GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes
SCHIRMANN, Rosemara
author_role author
author2 GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes
SCHIRMANN, Rosemara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CACCIAMANI, Jackson Luís Martins
GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes
SCHIRMANN, Rosemara
dc.subject.por.fl_str_mv programa de extensão
formação de professores
integração entre escola
universidade e comunidade
topic programa de extensão
formação de professores
integração entre escola
universidade e comunidade
description O presente trabalho constitui-se na partilha de experiências vividas acerca de um Programa de Extensão na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza - PR. O Programa de Extensão é organizado a partir de alguns Projetos de Extensão que têm diferentes enfoques mas apostam no processo de formação acadêmico-profissional de professores, ou seja, a integração entre a escola, a universidade e a comunidade. Por isso, o presente trabalho no SEURS tem por objetivo partilhar essas experiências vividas, conhecimentos e saberes construídos e reconstruídos coletivamente no espaço-tempo desse programa. As ações propostas em cada projeto pertencente ao programa são ancoradas essencialmente na proposta epistemológica do educar pela pesquisa. Reiteramos o argumento de que propostas de formação de professores que integrem a escola, a universidade e a comunidade são potencialmente aprendentes e formativas num processo que tende a ser coletivo e produtor de sentidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-28T14:37:04Z
2019-07-28T14:37:04Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652159019909120