A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378 |
Resumo: | O presente trabalho constitui-se na partilha de experiências vividas acerca de um Programa de Extensão na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza - PR. O Programa de Extensão é organizado a partir de alguns Projetos de Extensão que têm diferentes enfoques mas apostam no processo de formação acadêmico-profissional de professores, ou seja, a integração entre a escola, a universidade e a comunidade. Por isso, o presente trabalho no SEURS tem por objetivo partilhar essas experiências vividas, conhecimentos e saberes construídos e reconstruídos coletivamente no espaço-tempo desse programa. As ações propostas em cada projeto pertencente ao programa são ancoradas essencialmente na proposta epistemológica do educar pela pesquisa. Reiteramos o argumento de que propostas de formação de professores que integrem a escola, a universidade e a comunidade são potencialmente aprendentes e formativas num processo que tende a ser coletivo e produtor de sentidos. |
id |
UFSC_a3cf523de8db5a84aa82f4fbf2e4b448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199378 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOSprograma de extensãoformação de professoresintegração entre escolauniversidade e comunidadeO presente trabalho constitui-se na partilha de experiências vividas acerca de um Programa de Extensão na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza - PR. O Programa de Extensão é organizado a partir de alguns Projetos de Extensão que têm diferentes enfoques mas apostam no processo de formação acadêmico-profissional de professores, ou seja, a integração entre a escola, a universidade e a comunidade. Por isso, o presente trabalho no SEURS tem por objetivo partilhar essas experiências vividas, conhecimentos e saberes construídos e reconstruídos coletivamente no espaço-tempo desse programa. As ações propostas em cada projeto pertencente ao programa são ancoradas essencialmente na proposta epistemológica do educar pela pesquisa. Reiteramos o argumento de que propostas de formação de professores que integrem a escola, a universidade e a comunidade são potencialmente aprendentes e formativas num processo que tende a ser coletivo e produtor de sentidos.2019-07-28T14:37:04Z2019-07-28T14:37:04Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378CACCIAMANI, Jackson Luís MartinsGARCIA, Ronaldo Aurélio GimenesSCHIRMANN, Rosemaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T14:37:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199378Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T14:37:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS |
title |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS |
spellingShingle |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS CACCIAMANI, Jackson Luís Martins programa de extensão formação de professores integração entre escola universidade e comunidade |
title_short |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS |
title_full |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS |
title_fullStr |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS |
title_full_unstemmed |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS |
title_sort |
A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSOS ESPAÇOS E TEMPOS |
author |
CACCIAMANI, Jackson Luís Martins |
author_facet |
CACCIAMANI, Jackson Luís Martins GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes SCHIRMANN, Rosemara |
author_role |
author |
author2 |
GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes SCHIRMANN, Rosemara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CACCIAMANI, Jackson Luís Martins GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes SCHIRMANN, Rosemara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
programa de extensão formação de professores integração entre escola universidade e comunidade |
topic |
programa de extensão formação de professores integração entre escola universidade e comunidade |
description |
O presente trabalho constitui-se na partilha de experiências vividas acerca de um Programa de Extensão na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza - PR. O Programa de Extensão é organizado a partir de alguns Projetos de Extensão que têm diferentes enfoques mas apostam no processo de formação acadêmico-profissional de professores, ou seja, a integração entre a escola, a universidade e a comunidade. Por isso, o presente trabalho no SEURS tem por objetivo partilhar essas experiências vividas, conhecimentos e saberes construídos e reconstruídos coletivamente no espaço-tempo desse programa. As ações propostas em cada projeto pertencente ao programa são ancoradas essencialmente na proposta epistemológica do educar pela pesquisa. Reiteramos o argumento de que propostas de formação de professores que integrem a escola, a universidade e a comunidade são potencialmente aprendentes e formativas num processo que tende a ser coletivo e produtor de sentidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T14:37:04Z 2019-07-28T14:37:04Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652159019909120 |