Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegaz, Jouhanna do Carmo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99448
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_a5a4722b24336d6ee34ac74f5dfc3d8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99448
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicosEnfermagemPratica de ensinoProfessores -FormaçãoProfessores de enfermagemProfessores de medicinaEstudantes -QualificacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Estudo de natureza qualitativa e abordagem exploratório-descritiva que teve como objetivo analisar, à luz de categorias do conhecimento base para o ensino de Shulman, as práticas de bons professores de enfermagem, medicina e odontologia na percepção de estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil. Participaram do estudo 16 estudantes concluintes dos cursos destacados, sendo seis do curso de enfermagem, cinco do curso de medicina e cinco do curso de odontologia, que foram entrevistados individualmente com auxílio de entrevista focalizada por vinhetas e indicadores qualitativos no período compreendido entre novembro de 2011 e janeiro de 2012. A construção do instrumento de coleta de dados se deu a partir das categorias de conhecimento base, sendo estas conhecimento de conteúdo, conhecimento pedagógico de conteúdo, conhecimento dos alunos e suas características, e conhecimento dos objetivos, finalidades, valores educativos e seus fundamentos histórico-filosóficos. Os dados provenientes das entrevistas transcritas foram analisados a partir da orientação da proposta operativa de Minayo, considerando-se as categorias analíticas do referencial teórico. A partir dos resultados, destaca-se que bons professores conhecem o conteúdo que ministram com profundidade, fomentam a crítica e tomada de decisão autônoma dos estudantes e a educação permanente, sendo capazes de utilizar-se de vasto repertório de táticas pedagógicas e modalidades de ensino, assim como reconhecem e valorizam sua relação com os alunos no processo de ensino. Possuem ainda estas competências articuladas na direção de promover o trabalho interdisciplinar, multiprofissional, na direção do estímulo à participação política e de uma prática profissional capaz de transformar qualitativamente os serviços de saúde. Considera-se que os achados deste estudo são relevantes, na medida em que apontam possibilidades para a construção de uma formação docente direcionada para a área da saúde que fomente competências capazes de formar profissionais e conectar o ensino com o Sistema Único de Saúde. Todavia, mais estudos como este são necessários, envolvendo ainda os próprios docentes na direção de observar suas práticas e contextualizá-las no âmbito do seu trabalho, trajetória e identidade profissionalFlorianópolis, SCBackes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaMenegaz, Jouhanna do Carmo2013-03-04T20:31:47Z2013-03-04T20:31:47Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf313809http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99448porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:56:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99448Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:56:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
title Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
spellingShingle Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
Menegaz, Jouhanna do Carmo
Enfermagem
Pratica de ensino
Professores -
Formação
Professores de enfermagem
Professores de medicina
Estudantes -
Qualificacao
title_short Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
title_full Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
title_fullStr Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
title_full_unstemmed Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
title_sort Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
author Menegaz, Jouhanna do Carmo
author_facet Menegaz, Jouhanna do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegaz, Jouhanna do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Pratica de ensino
Professores -
Formação
Professores de enfermagem
Professores de medicina
Estudantes -
Qualificacao
topic Enfermagem
Pratica de ensino
Professores -
Formação
Professores de enfermagem
Professores de medicina
Estudantes -
Qualificacao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T20:31:47Z
2013-03-04T20:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 313809
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99448
identifier_str_mv 313809
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652395039686656