Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99448 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicosEnfermagemPratica de ensinoProfessores -FormaçãoProfessores de enfermagemProfessores de medicinaEstudantes -QualificacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Estudo de natureza qualitativa e abordagem exploratório-descritiva que teve como objetivo analisar, à luz de categorias do conhecimento base para o ensino de Shulman, as práticas de bons professores de enfermagem, medicina e odontologia na percepção de estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil. Participaram do estudo 16 estudantes concluintes dos cursos destacados, sendo seis do curso de enfermagem, cinco do curso de medicina e cinco do curso de odontologia, que foram entrevistados individualmente com auxílio de entrevista focalizada por vinhetas e indicadores qualitativos no período compreendido entre novembro de 2011 e janeiro de 2012. A construção do instrumento de coleta de dados se deu a partir das categorias de conhecimento base, sendo estas conhecimento de conteúdo, conhecimento pedagógico de conteúdo, conhecimento dos alunos e suas características, e conhecimento dos objetivos, finalidades, valores educativos e seus fundamentos histórico-filosóficos. Os dados provenientes das entrevistas transcritas foram analisados a partir da orientação da proposta operativa de Minayo, considerando-se as categorias analíticas do referencial teórico. A partir dos resultados, destaca-se que bons professores conhecem o conteúdo que ministram com profundidade, fomentam a crítica e tomada de decisão autônoma dos estudantes e a educação permanente, sendo capazes de utilizar-se de vasto repertório de táticas pedagógicas e modalidades de ensino, assim como reconhecem e valorizam sua relação com os alunos no processo de ensino. Possuem ainda estas competências articuladas na direção de promover o trabalho interdisciplinar, multiprofissional, na direção do estímulo à participação política e de uma prática profissional capaz de transformar qualitativamente os serviços de saúde. Considera-se que os achados deste estudo são relevantes, na medida em que apontam possibilidades para a construção de uma formação docente direcionada para a área da saúde que fomente competências capazes de formar profissionais e conectar o ensino com o Sistema Único de Saúde. Todavia, mais estudos como este são necessários, envolvendo ainda os próprios docentes na direção de observar suas práticas e contextualizá-las no âmbito do seu trabalho, trajetória e identidade profissionalFlorianópolis, SCBackes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaMenegaz, Jouhanna do Carmo2013-03-04T20:31:47Z2013-03-04T20:31:47Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf313809http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99448porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:56:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99448Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:56:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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