Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Walquíria Dutra de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190625
Resumo: Com o advento da inclusão escolar, a educação de surdos passa a ser feita no ensino regular e com ela surge a necessidade de um novo agente na sala de aula, o intérprete de Libras. Por sua vez, são os conhecimentos científicos imprescindíveis para uma alfabetização que vise a formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, este deve ser alvo de aprendizado também dos alunos em situação de deficiência. Compreender como este corpo de conhecimentos está sendo apresentado para estes alunos é de suma importância. Neste sentido, esta investigação objetiva fazer um estudo sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e professor de ciências na sala de aula inclusiva, para compreender quais as implicações desta para o ensino de ciências. Apresentando elementos de uma pesquisa participante, professores e intérpretes foram convidados a narrar sobre suas estórias, sobre a sala de aula de ciências em diários de aula coletivos, e estas narrativas foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a relação professor de ciências e intérprete de LIBRAS é de contradição, e podemos inferir que o professor é o mediador no processo de ensino aprendizagem e o intérprete de LIBRAS o intermediador neste processo. Ressaltamos que esta investigação cabe como denúncia, e não como crítica sobre como está acontecendo a inclusão escolar de surdos.
id UFSC_a74f5f3918c0e9857572bdd34226c4e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190625
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de CiênciasEnsino de ciênciasInclusão escolarSurdosIntérprete de LIBRASCom o advento da inclusão escolar, a educação de surdos passa a ser feita no ensino regular e com ela surge a necessidade de um novo agente na sala de aula, o intérprete de Libras. Por sua vez, são os conhecimentos científicos imprescindíveis para uma alfabetização que vise a formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, este deve ser alvo de aprendizado também dos alunos em situação de deficiência. Compreender como este corpo de conhecimentos está sendo apresentado para estes alunos é de suma importância. Neste sentido, esta investigação objetiva fazer um estudo sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e professor de ciências na sala de aula inclusiva, para compreender quais as implicações desta para o ensino de ciências. Apresentando elementos de uma pesquisa participante, professores e intérpretes foram convidados a narrar sobre suas estórias, sobre a sala de aula de ciências em diários de aula coletivos, e estas narrativas foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a relação professor de ciências e intérprete de LIBRAS é de contradição, e podemos inferir que o professor é o mediador no processo de ensino aprendizagem e o intérprete de LIBRAS o intermediador neste processo. Ressaltamos que esta investigação cabe como denúncia, e não como crítica sobre como está acontecendo a inclusão escolar de surdos.UFG2018-10-18T00:45:54Z2018-10-18T00:45:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Walquíria Dutra de. Estudos sobre a relação entre intérprete de Libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. 2012. Orientadora: Dra. Anna M. Canavarro Benitehttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190625OLIVEIRA, Walquíria Dutra deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T18:44:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190625Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-01-28T18:44:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
title Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
spellingShingle Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
OLIVEIRA, Walquíria Dutra de
Ensino de ciências
Inclusão escolar
Surdos
Intérprete de LIBRAS
title_short Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
title_full Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
title_fullStr Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
title_sort Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
author OLIVEIRA, Walquíria Dutra de
author_facet OLIVEIRA, Walquíria Dutra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Walquíria Dutra de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Inclusão escolar
Surdos
Intérprete de LIBRAS
topic Ensino de ciências
Inclusão escolar
Surdos
Intérprete de LIBRAS
description Com o advento da inclusão escolar, a educação de surdos passa a ser feita no ensino regular e com ela surge a necessidade de um novo agente na sala de aula, o intérprete de Libras. Por sua vez, são os conhecimentos científicos imprescindíveis para uma alfabetização que vise a formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, este deve ser alvo de aprendizado também dos alunos em situação de deficiência. Compreender como este corpo de conhecimentos está sendo apresentado para estes alunos é de suma importância. Neste sentido, esta investigação objetiva fazer um estudo sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e professor de ciências na sala de aula inclusiva, para compreender quais as implicações desta para o ensino de ciências. Apresentando elementos de uma pesquisa participante, professores e intérpretes foram convidados a narrar sobre suas estórias, sobre a sala de aula de ciências em diários de aula coletivos, e estas narrativas foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a relação professor de ciências e intérprete de LIBRAS é de contradição, e podemos inferir que o professor é o mediador no processo de ensino aprendizagem e o intérprete de LIBRAS o intermediador neste processo. Ressaltamos que esta investigação cabe como denúncia, e não como crítica sobre como está acontecendo a inclusão escolar de surdos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-10-18T00:45:54Z
2018-10-18T00:45:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Walquíria Dutra de. Estudos sobre a relação entre intérprete de Libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. 2012. Orientadora: Dra. Anna M. Canavarro Benite
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190625
identifier_str_mv OLIVEIRA, Walquíria Dutra de. Estudos sobre a relação entre intérprete de Libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. 2012. Orientadora: Dra. Anna M. Canavarro Benite
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFG
publisher.none.fl_str_mv UFG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652076948914176