Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190625 |
Resumo: | Com o advento da inclusão escolar, a educação de surdos passa a ser feita no ensino regular e com ela surge a necessidade de um novo agente na sala de aula, o intérprete de Libras. Por sua vez, são os conhecimentos científicos imprescindíveis para uma alfabetização que vise a formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, este deve ser alvo de aprendizado também dos alunos em situação de deficiência. Compreender como este corpo de conhecimentos está sendo apresentado para estes alunos é de suma importância. Neste sentido, esta investigação objetiva fazer um estudo sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e professor de ciências na sala de aula inclusiva, para compreender quais as implicações desta para o ensino de ciências. Apresentando elementos de uma pesquisa participante, professores e intérpretes foram convidados a narrar sobre suas estórias, sobre a sala de aula de ciências em diários de aula coletivos, e estas narrativas foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a relação professor de ciências e intérprete de LIBRAS é de contradição, e podemos inferir que o professor é o mediador no processo de ensino aprendizagem e o intérprete de LIBRAS o intermediador neste processo. Ressaltamos que esta investigação cabe como denúncia, e não como crítica sobre como está acontecendo a inclusão escolar de surdos. |
id |
UFSC_a74f5f3918c0e9857572bdd34226c4e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190625 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de CiênciasEnsino de ciênciasInclusão escolarSurdosIntérprete de LIBRASCom o advento da inclusão escolar, a educação de surdos passa a ser feita no ensino regular e com ela surge a necessidade de um novo agente na sala de aula, o intérprete de Libras. Por sua vez, são os conhecimentos científicos imprescindíveis para uma alfabetização que vise a formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, este deve ser alvo de aprendizado também dos alunos em situação de deficiência. Compreender como este corpo de conhecimentos está sendo apresentado para estes alunos é de suma importância. Neste sentido, esta investigação objetiva fazer um estudo sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e professor de ciências na sala de aula inclusiva, para compreender quais as implicações desta para o ensino de ciências. Apresentando elementos de uma pesquisa participante, professores e intérpretes foram convidados a narrar sobre suas estórias, sobre a sala de aula de ciências em diários de aula coletivos, e estas narrativas foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a relação professor de ciências e intérprete de LIBRAS é de contradição, e podemos inferir que o professor é o mediador no processo de ensino aprendizagem e o intérprete de LIBRAS o intermediador neste processo. Ressaltamos que esta investigação cabe como denúncia, e não como crítica sobre como está acontecendo a inclusão escolar de surdos.UFG2018-10-18T00:45:54Z2018-10-18T00:45:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Walquíria Dutra de. Estudos sobre a relação entre intérprete de Libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. 2012. Orientadora: Dra. Anna M. Canavarro Benitehttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190625OLIVEIRA, Walquíria Dutra deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T18:44:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190625Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-01-28T18:44:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências |
title |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências |
spellingShingle |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências OLIVEIRA, Walquíria Dutra de Ensino de ciências Inclusão escolar Surdos Intérprete de LIBRAS |
title_short |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências |
title_full |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências |
title_fullStr |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências |
title_sort |
Estudos sobre a relação entre intérprete de libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências |
author |
OLIVEIRA, Walquíria Dutra de |
author_facet |
OLIVEIRA, Walquíria Dutra de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Walquíria Dutra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Inclusão escolar Surdos Intérprete de LIBRAS |
topic |
Ensino de ciências Inclusão escolar Surdos Intérprete de LIBRAS |
description |
Com o advento da inclusão escolar, a educação de surdos passa a ser feita no ensino regular e com ela surge a necessidade de um novo agente na sala de aula, o intérprete de Libras. Por sua vez, são os conhecimentos científicos imprescindíveis para uma alfabetização que vise a formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, este deve ser alvo de aprendizado também dos alunos em situação de deficiência. Compreender como este corpo de conhecimentos está sendo apresentado para estes alunos é de suma importância. Neste sentido, esta investigação objetiva fazer um estudo sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e professor de ciências na sala de aula inclusiva, para compreender quais as implicações desta para o ensino de ciências. Apresentando elementos de uma pesquisa participante, professores e intérpretes foram convidados a narrar sobre suas estórias, sobre a sala de aula de ciências em diários de aula coletivos, e estas narrativas foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a relação professor de ciências e intérprete de LIBRAS é de contradição, e podemos inferir que o professor é o mediador no processo de ensino aprendizagem e o intérprete de LIBRAS o intermediador neste processo. Ressaltamos que esta investigação cabe como denúncia, e não como crítica sobre como está acontecendo a inclusão escolar de surdos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-10-18T00:45:54Z 2018-10-18T00:45:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Walquíria Dutra de. Estudos sobre a relação entre intérprete de Libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. 2012. Orientadora: Dra. Anna M. Canavarro Benite https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190625 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Walquíria Dutra de. Estudos sobre a relação entre intérprete de Libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. 2012. Orientadora: Dra. Anna M. Canavarro Benite |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFG |
publisher.none.fl_str_mv |
UFG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652076948914176 |