A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laspisa, David Frederick
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90669
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_a75b9b8ad8df0c0744d179f1a9ec11a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call centerGestão do conhecimentoCall centerAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoCom o advento de uma economia baseada em conhecimento, os trabalhadores passam a ter maior liberdade e mobilidade tornando-se os próprios donos do novo capital. Nessa nova realidade, o tempo médio que um trabalhador do conhecimento fica em um emprego está diminuindo e, consequentemente, a taxa de rotatividade em vários setores está se elevando. Desse modo, o desafio para as organizações é maximizar o tempo que esses trabalhadores do conhecimento permanecem em suas organizações, sendo este, um dos desígnios da gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento busca aproveitar o conhecimento dos funcionários e da própria organização enquanto ela realiza negócios, produz produtos, utiliza e cria seus processos e inova novos produtos e serviços. Um aspecto relevante da gestão do conhecimento é que a mesma amplia as possibilidades da organização, uma vez que se pode utilizar a memória da mesma, a qual tem por finalidade melhorar o desempenho organizacional através do gerenciamento eficaz do conhecimento, não sendo somente um arquivo de informações, mas principalmente uma ferramenta para gerenciar seus ativos intelectuais. Assim, a memória organizacional deve ser utilizada para compartilhar o conhecimento dos membros e da organização, a fim de executar as tarefas no tempo certo e com base nas experiências dos seus trabalhadores e da organização. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo verificar a influência dos conhecimentos individuais na memória organizacional do call center da Celesc, a partir da percepção de seus operadores. Para tanto foram aplicados questionários com foco nas oportunidades individuais que os funcionários possuem para efetuar mudanças nos componentes da memória organizacional. A análise dos resultados permitiu afirmar que os entrevistados acreditam que os seus conhecimentos são compartilhados com os colegas; que suas experiências são capturadas ou registradas de alguma forma pela empresa; que possuem oportunidades de alterar, atualizar ou melhorar os componentes da memória organizacional; bem como, na respectiva empresa existe uma cultura que incentiva o compartilhamento do conhecimento. Finalmente, pode-se afirmar que a pesquisa mostrou que uma alta taxa de rotatividade pode ter influências nos componentes da memória organizacional.Florianópolis, SCFranzoni, Ana Maria BencciveniSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaLaspisa, David Frederick2012-10-23T13:46:54Z2012-10-23T13:46:54Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f.| il., grafs.application/pdf236511http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90669porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:59:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:59:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center
title A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center
spellingShingle A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center
Laspisa, David Frederick
Gestão do conhecimento
Call center
Avaliação
title_short A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center
title_full A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center
title_fullStr A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center
title_full_unstemmed A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center
title_sort A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center
author Laspisa, David Frederick
author_facet Laspisa, David Frederick
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franzoni, Ana Maria Bencciveni
Santos, Neri dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Laspisa, David Frederick
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Call center
Avaliação
topic Gestão do conhecimento
Call center
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T13:46:54Z
2012-10-23T13:46:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 236511
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90669
identifier_str_mv 236511
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652060738977792