Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dissegna, Valderi Miorellli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168740
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_a7bc141f1231d9ca4d0a140e5894f7d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168740
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digitalTecnologiasEducaçãoProfessorIntegraçãoCultura DigitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.DISSEGNA, Valderi Miorelli. Desafios da Educação Contemporânea: A integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Cultura Digital) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. A educação contemporânea, ainda em processo de construção, está inserida no contexto da cultura digital e a escola, enquanto instituição social formadora, é responsável pela reflexão-ação, na integração do currículo à tecnologia e na inclusão digital. No cenário educacional estão os atores do processo de aprendizagem que são o professor mediador e o aluno, com suporte do gestor na realização e concretização das ações e atividades pedagógicas. Com as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, há a ampliação das possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos e, por isso, novas formas de aprender. Ainda, muitos professores encontram dificuldades e resistências em incorporar as novas tecnologias nas atividades pedagógicas, por isso, a problemática deste trabalho está em contribuir com professores e gestores na superação das dificuldades e desafios inerentes ao momento da educação contemporânea na cultura digital. A questão que norteia o estudo é: Quais os possíveis caminhos para a construção de uma educação inovadora permeada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação? As discussões para essa problemática baseiam-se em teorias como: informação, comunicação, cibercultura, webcurrículo, professor mediador, educação inovadora e integração. Os objetos de estudo são: Oficina – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Escola como proposta de formação do professor e as estratégias de aprendizagem desenvolvidas em sala de aula com a utilização das tecnologias. A coleta de dados sobre as oficinas foi a partir de Avaliação On-Line e as estratégias de aprendizagem, a partir do relato de experiências. Com os resultados obtidos, há a evidência de que a formação continuada para o professor é o ponto de partida na integração entre currículo e tecnologia. O professor é o sujeito principal, e na sua mediação e criatividade há a concretização da integração e a ampliação das possibilidades de aprendizagem de acordo com as experiências relatadas. Este estudo pode contribuir para a integração entre currículo e tecnologia na configuração de um novo espaço escolar e, consequentemente, um novo aprender.Florianópolis, SCOliveira, Brisa Teixeira deUniversidade Federal de Santa CatarinaDissegna, Valderi Miorellli2016-09-28T19:41:24Z2016-09-28T19:41:24Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168740porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T19:41:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168740Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T19:41:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
title Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
spellingShingle Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
Dissegna, Valderi Miorellli
Tecnologias
Educação
Professor
Integração
Cultura Digital
title_short Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
title_full Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
title_fullStr Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
title_full_unstemmed Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
title_sort Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
author Dissegna, Valderi Miorellli
author_facet Dissegna, Valderi Miorellli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Brisa Teixeira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dissegna, Valderi Miorellli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Educação
Professor
Integração
Cultura Digital
topic Tecnologias
Educação
Professor
Integração
Cultura Digital
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T19:41:24Z
2016-09-28T19:41:24Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168740
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652111612739584