Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168740 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_a7bc141f1231d9ca4d0a140e5894f7d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168740 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digitalTecnologiasEducaçãoProfessorIntegraçãoCultura DigitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.DISSEGNA, Valderi Miorelli. Desafios da Educação Contemporânea: A integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Cultura Digital) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. A educação contemporânea, ainda em processo de construção, está inserida no contexto da cultura digital e a escola, enquanto instituição social formadora, é responsável pela reflexão-ação, na integração do currículo à tecnologia e na inclusão digital. No cenário educacional estão os atores do processo de aprendizagem que são o professor mediador e o aluno, com suporte do gestor na realização e concretização das ações e atividades pedagógicas. Com as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, há a ampliação das possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos e, por isso, novas formas de aprender. Ainda, muitos professores encontram dificuldades e resistências em incorporar as novas tecnologias nas atividades pedagógicas, por isso, a problemática deste trabalho está em contribuir com professores e gestores na superação das dificuldades e desafios inerentes ao momento da educação contemporânea na cultura digital. A questão que norteia o estudo é: Quais os possíveis caminhos para a construção de uma educação inovadora permeada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação? As discussões para essa problemática baseiam-se em teorias como: informação, comunicação, cibercultura, webcurrículo, professor mediador, educação inovadora e integração. Os objetos de estudo são: Oficina – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Escola como proposta de formação do professor e as estratégias de aprendizagem desenvolvidas em sala de aula com a utilização das tecnologias. A coleta de dados sobre as oficinas foi a partir de Avaliação On-Line e as estratégias de aprendizagem, a partir do relato de experiências. Com os resultados obtidos, há a evidência de que a formação continuada para o professor é o ponto de partida na integração entre currículo e tecnologia. O professor é o sujeito principal, e na sua mediação e criatividade há a concretização da integração e a ampliação das possibilidades de aprendizagem de acordo com as experiências relatadas. Este estudo pode contribuir para a integração entre currículo e tecnologia na configuração de um novo espaço escolar e, consequentemente, um novo aprender.Florianópolis, SCOliveira, Brisa Teixeira deUniversidade Federal de Santa CatarinaDissegna, Valderi Miorellli2016-09-28T19:41:24Z2016-09-28T19:41:24Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168740porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T19:41:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168740Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T19:41:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital |
title |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital |
spellingShingle |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital Dissegna, Valderi Miorellli Tecnologias Educação Professor Integração Cultura Digital |
title_short |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital |
title_full |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital |
title_fullStr |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital |
title_full_unstemmed |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital |
title_sort |
Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital |
author |
Dissegna, Valderi Miorellli |
author_facet |
Dissegna, Valderi Miorellli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Brisa Teixeira de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dissegna, Valderi Miorellli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Educação Professor Integração Cultura Digital |
topic |
Tecnologias Educação Professor Integração Cultura Digital |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28T19:41:24Z 2016-09-28T19:41:24Z 2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168740 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652111612739584 |