Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Gabriela de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107600
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.
id UFSC_a84a953b66251d3ead504956924c3aed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107600
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNeves, Gabriela de SouzaBrei, Vinícius Andrade2013-12-06T00:34:38Z2013-12-06T00:34:38Z2013319138https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107600Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.A influência social demonstra desempenhar um importante papel no processo de consumo. A maioria das pesquisas nessa área tem focado sobre a influência social no processo de tomada de decisão do consumidor, em um período pré-consumo, ou mesmo durante. No entanto, situações sob influência de interação social não se limitam ao período que antecede o consumo. Muitas experiências de consumo podem ser compartilhadas com amigos, como a compra de roupas em um shopping ou um jantar em um restaurante. Isso nos leva a uma questão: a interação com amigos em uma situação de consumo é capaz de influenciar o nível de satisfação que sentimos com um produto ou com determinada experiência após o consumo? Ou seja, nesse caso, estamos tratando do fenômeno da adaptação hedônica do consumidor. A adaptação hedônica trata-se da ?atenuação das reações afetivas decorrentes da propriedade e do uso contínuo de determinado produto? (WANG; NOVEMSKY & DHAR, 2009, p.149, tradução nossa). Portanto, o objetivo com esse pesquisa é compreender melhor qual é o efeito da sociabilização do consumidor no processo de previsão da adaptação hedônica e na adaptação hedônica real subsequente.Para atingir o objetivo principal foram realizados quatro experimentos. O primeiro experimento confirmou a hipótese de que a previsão da adaptação é maior nas situações de consumo que envolvem a sociabilização quando comparadas àquelas sem interação social (Mcom social = 6, 90 vs. Msem social = 6, 24; p = 0,025) e (Mcom social = 6,63 vs. Msem social = 5,86; p = 0,017). No segundo experimento não foi confirmada a hipótese de que se a interação social fosse exposta de modo aparente ao consumidor, a previsão da adaptação seria ainda mais alongada nas situações que envolvessem a sociabilização. Contudo, com esse experimento foi possível reafirmar a hipótese 1. No terceiro experimento foi medida a adaptação real dos participantes e a hipótese de que a adaptação hedônica é maior nas situações de consumo envolvendo sociabilização também pode ser confirmada (padap1 = 0,000; padap2 = 0,000; padap3 = 0,001). Com o quarto e último experimento foi possível fazer uma análise de como se dá a interação entre a previsão e a adaptação hedônica, considerando a influência da sociabilização. Foi observado que na situação sem sociabilização, a adaptação hedônica real é muito aquém da previsão (padap1 = 0,001; padap3 = 0,005; padap5 = 0,020). Ou seja, seria uma situação em que o consumidor acredita que ficaria satisfeito com determinado bem de consumo por muito mais tempo do que realmente aconteceria na realidade.A maior parte dos resultados apresentou-se conforme o esperado e, apesar de limitações como a dificuldade de generalização dos resultados, espera-se poder contribuir com os estudos na área de comportamento do consumidor, uma vez que essa pesquisa pode ter revelado uma nova contribuição para a redução do fenômeno da adaptação hedônica: a presença e a interação com amigos no momento do consumo. Por fim, são sugeridos temas para pesquisas futuras, como interações da adaptação com outros tipos de produtos e estudos do tipo longitudinal.<br>138 p.| il., grafs., tabs.porAdministraçãoInteração socialSociedade de consumoMarketingComportamento do consumidorExperiênciasAdaptabilidade (Psicologia)Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL319138.pdfapplication/pdf2241938https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107600/1/319138.pdf1f05b1f2c6d38509cdf0f4590b88e794MD51TEXT319138.pdf.txt319138.pdf.txtExtracted texttext/plain172515https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107600/2/319138.pdf.txtb4395fa2555ffd9537d689947d2de211MD52123456789/1076002022-10-18 14:59:19.413oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107600Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-18T17:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica
title Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica
spellingShingle Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica
Neves, Gabriela de Souza
Administração
Interação social
Sociedade de consumo
Marketing
Comportamento do consumidor
Experiências
Adaptabilidade (Psicologia)
title_short Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica
title_full Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica
title_fullStr Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica
title_full_unstemmed Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica
title_sort Comprar com amigos pode ser uma solução?: a influência da interação social no processo de adaptação hedônica
author Neves, Gabriela de Souza
author_facet Neves, Gabriela de Souza
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Gabriela de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brei, Vinícius Andrade
contributor_str_mv Brei, Vinícius Andrade
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Administração
Interação social
Sociedade de consumo
Marketing
Comportamento do consumidor
Experiências
Adaptabilidade (Psicologia)
topic Administração
Interação social
Sociedade de consumo
Marketing
Comportamento do consumidor
Experiências
Adaptabilidade (Psicologia)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-06T00:34:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-06T00:34:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107600
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 319138
identifier_str_mv 319138
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107600/1/319138.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107600/2/319138.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f05b1f2c6d38509cdf0f4590b88e794
b4395fa2555ffd9537d689947d2de211
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804974173421568