A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreis, Rosemari Ferrari
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_a960e02f6b88091fd52a62387660c42e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78141
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /Matematica -MatematicaMetodos de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Com a intenção de debater a articulação do formal e do histórico e discutir a paradigmatização (epistemológica) presente na práxis pedagógica de matemática no ensino universitário, realizamos um estudo de caso do Curso de Matemática da UNOESC - Chapecó. Embora a matemática seja classificada como Ciência Formal, o conhecimento matemático (assim como outro conhecimento) é produzido nas e pelas relações sociais. Esse conhecimento é expresso por uma linguagem que, através dos tempos, foi adquirindo um formalismo lógico e se tornando cada vez mais precisa e rigorosa. Para muitos professores, a matemática é importante justamente por ser considerada uma ciência neutra, universal, repleta de formalização, rigor e precisão. Nessa direção, para entender melhor a questão, procuramos resgatar o positivismo e o surgimento das três grandes matrizes do pensamento matemático contemporâneo, que são o Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo. E, ainda, discutimos a prática pedagógica na matemática, analisando a concepção de ensino e a tendência pedagógica adotada pelos professores na tentativa de entender e caminhar para a superação do paradigma clássico e da mera dedução formal no ensino de matemática, alçando vôo àquilo que denominamos Educação Matemática. Voltados para o paradigma da Educação Matemática, o importante não é apenas apropriar-se do conhecimento matemático acumulado, mas, também, e principalmente, compreender o papel que a matemática desempenha no cotidiano de cada ser, contribuindo para a formação do cidadão capaz de apreender, modificar e se relacionar na sociedade.Florianópolis, SCJantsch, Ari PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaAndreis, Rosemari Ferrari2012-10-17T10:47:18Z2012-10-17T10:47:18Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf174855http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:30:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78141Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:30:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
title A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
spellingShingle A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
Andreis, Rosemari Ferrari
Matematica -
Matematica
Metodos de ensino
title_short A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
title_full A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
title_fullStr A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
title_full_unstemmed A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
title_sort A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
author Andreis, Rosemari Ferrari
author_facet Andreis, Rosemari Ferrari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jantsch, Ari Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreis, Rosemari Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Matematica -
Matematica
Metodos de ensino
topic Matematica -
Matematica
Metodos de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T10:47:18Z
2012-10-17T10:47:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 174855
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141
identifier_str_mv 174855
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652119416242176