A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_a960e02f6b88091fd52a62387660c42e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78141 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /Matematica -MatematicaMetodos de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Com a intenção de debater a articulação do formal e do histórico e discutir a paradigmatização (epistemológica) presente na práxis pedagógica de matemática no ensino universitário, realizamos um estudo de caso do Curso de Matemática da UNOESC - Chapecó. Embora a matemática seja classificada como Ciência Formal, o conhecimento matemático (assim como outro conhecimento) é produzido nas e pelas relações sociais. Esse conhecimento é expresso por uma linguagem que, através dos tempos, foi adquirindo um formalismo lógico e se tornando cada vez mais precisa e rigorosa. Para muitos professores, a matemática é importante justamente por ser considerada uma ciência neutra, universal, repleta de formalização, rigor e precisão. Nessa direção, para entender melhor a questão, procuramos resgatar o positivismo e o surgimento das três grandes matrizes do pensamento matemático contemporâneo, que são o Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo. E, ainda, discutimos a prática pedagógica na matemática, analisando a concepção de ensino e a tendência pedagógica adotada pelos professores na tentativa de entender e caminhar para a superação do paradigma clássico e da mera dedução formal no ensino de matemática, alçando vôo àquilo que denominamos Educação Matemática. Voltados para o paradigma da Educação Matemática, o importante não é apenas apropriar-se do conhecimento matemático acumulado, mas, também, e principalmente, compreender o papel que a matemática desempenha no cotidiano de cada ser, contribuindo para a formação do cidadão capaz de apreender, modificar e se relacionar na sociedade.Florianópolis, SCJantsch, Ari PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaAndreis, Rosemari Ferrari2012-10-17T10:47:18Z2012-10-17T10:47:18Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf174855http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:30:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78141Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:30:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / |
title |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / |
spellingShingle |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / Andreis, Rosemari Ferrari Matematica - Matematica Metodos de ensino |
title_short |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / |
title_full |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / |
title_fullStr |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / |
title_full_unstemmed |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / |
title_sort |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / |
author |
Andreis, Rosemari Ferrari |
author_facet |
Andreis, Rosemari Ferrari |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jantsch, Ari Paulo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreis, Rosemari Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matematica - Matematica Metodos de ensino |
topic |
Matematica - Matematica Metodos de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T10:47:18Z 2012-10-17T10:47:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
174855 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141 |
identifier_str_mv |
174855 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652119416242176 |