Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_ab0be2f7d4fb2a6839ab4753b01e451e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83370 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de casoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaTrabalhadores ruraisEducação ruralInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O enfoque crítico está em oferecer uma educação tecnológica por meio de estudos de caso identificando um modelo alternativo de mídia, mais adequada a uma região rural. O estudo apresenta inicialmente os aspectos sócio-culturais do público-alvo, as referências do ensino à distância, e a estrutura para o ensino à distância, considerando-se os procedimentos e as metodologias de várias instituições nacionais e internacionais, garantindo a abrangência dos critérios e itens a serem avaliados. O objetivo do projeto é proporcionar ao pequeno agricultor rural valores tecnológicos como forma de alterar sua condição de subsistência. O modelo de mídia identificada no espaço-território servirá de veículo para disseminar informações técnicas do aprender fazer, alterando desta forma a condição sócio-econômica. O primeiro estudo de caso é a pesquisa de campo, que procura identificar qual o modelo de mídia mais adequada ao espaço-território, para ser utilizada como veículo transmissor de informações tecnológicas. O segundo estudo de caso é a fase educativa, em que o modelo de mídia adequada ao espaço-teritório é utilizada na aprendizagem como veículo para transmitir informações tecnológicas. O terceiro estudo de caso é a avaliação do processo ensino aprendizagem, em que a aplicação de experiências em algumas famílias apresentaram resultados significativos e qualitativos. Os resultados obtidos sinalizam para a viabilidade de um modelo de mídia através de vídeo adequada ao espaço-território, do agricultor rural para uma educação através do ensino a distância.Florianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaCanone, Ivan Matos2012-10-19T23:21:40Z2012-10-19T23:21:40Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 102 f.| il., tabs., grafs.application/pdf190590http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:01:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83370Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:01:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso |
title |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso |
spellingShingle |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso Canone, Ivan Matos Engenharia de produção Ensino a distancia Trabalhadores rurais Educação rural Inovações tecnológicas |
title_short |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso |
title_full |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso |
title_fullStr |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso |
title_sort |
Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso |
author |
Canone, Ivan Matos |
author_facet |
Canone, Ivan Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canone, Ivan Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Trabalhadores rurais Educação rural Inovações tecnológicas |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Trabalhadores rurais Educação rural Inovações tecnológicas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T23:21:40Z 2012-10-19T23:21:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
190590 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370 |
identifier_str_mv |
190590 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 102 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652283749072896 |