The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perucci, Margareth
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102998
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_ac44cb45318c4124dc034a0dff736f9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102998
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasksLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosFonologiaPercepção da falaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Este estudo investiga o efeito da instrução de formas sândi (somente sândi externo) dentro de tarefas de compreensão oral em aprendentes Brasileiros estudando Inglês como Língua Estrangeira (LE). Os aprendentes deste estudo são alunos de nível Intermediário de uma escola de línguas do estado de São Paulo. Foi a partir das dificuldades apresentadas por aprendentes ao realizar tarefas de compreensão oral em LE (quando tais tarefas não eram demasiadamente simplificadas), que surgiu o interesse por este estudo. Participaram dele um grupo que recebeu instrução somente em tarefas de preparação para a compreensão (o grupo controle - CG), e um grupo que recebeu instrução em formas sândi (chamado de grupo de tratamento -TG). O estudo analisa o ensino das formas sândi sob três aspectos: A instrução de formas sândi (assimilação, apagamento, redução e ligação) em si; o papel da sistematicidade no ensino das mesmas; e a comparação entre tarefas focando compreensão oral de formas sândi e tarefas focando metalinguagem de formas sândi. Os resultados mostram que há ganhos maiores para os aprendentes que recebem instrução em formas sândi, do que para os aprendentes que realizam tarefas de preparação para a compreensão. O estudo mostra também as implicações pedagógicas de tais resultados e sugestões para pesquisas na área. This study investigates the effects of instruction on sandhi forms (external sandhi only) on listening comprehension tasks in Brazilian learners studying English as a Foreign Language (EFL). The learners in this study are Intermediate-level students at a language school in São Paulo. The study departed from students' difficulties to carry out EFL listening comprehension tasks (when the tasks were not over simplified). The participants in this study were divided into two groups. Students who received instruction on pre-listening tasks (they were the Control Group -CG) and students who received instruction on sandhi-forms (they were the treatment group - TG). The study looks at the teaching of sandhi-forms from three aspects: the instruction on sandhi-forms (assimilation, deletion, reduction and linking) itself; the teaching of sandhi forms in a systematic way; the contrast between listening comprehension tasks focusing on sandhi-forms and metalanguage tasks focusing on sandhi-forms. Results point to more gains to students who received instruction on sandhi , than to those students who worked on pre-listening tasks. The study also shows the pedagogical implications of the results, and suggestions for further research in the field.Florianópolis, SCBaptista, Barbara OughtonUniversidade Federal de Santa CatarinaPerucci, Margareth2013-07-16T02:36:55Z2013-07-16T02:36:55Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv, 144 f.| tabs.application/pdf229610http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102998engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T02:36:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102998Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T02:36:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks
title The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks
spellingShingle The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks
Perucci, Margareth
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Fonologia
Percepção da fala
title_short The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks
title_full The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks
title_fullStr The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks
title_full_unstemmed The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks
title_sort The effect of instruction on sandhi-forms on L2 listening comprehension tasks
author Perucci, Margareth
author_facet Perucci, Margareth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Barbara Oughton
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Perucci, Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Fonologia
Percepção da fala
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Fonologia
Percepção da fala
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T02:36:55Z
2013-07-16T02:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 229610
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102998
identifier_str_mv 229610
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102998
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 144 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652062675697664