GESTÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: UM CAMPO DE APRENDIZAGENS
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114909 |
Resumo: | A educação brasileira tem sido apontada em relatórios oficiais e acadêmicos como um espaço em que as desigualdades sociais e raciais são persistentes. Estas evidências destacadas, sobretudo, pelos movimentos negros vêm exigindo do Estado brasileiro a adoção de políticas públicas capazes de promover a superação destas iniquidades. A partir dos anos 2000, políticas que objetivam à promoção da igualdade racial e a superação do racismo vêm sendo implementadas de forma mais sistemática, em vários setores. No campo educacional, merecem destaque as políticas de ação afirmativa (cotas ou bônus) destinadas à inclusão de negros em universidades públicas. Tais políticas foram normatizadas pela Lei Federal 12711/12 e vêm exigindo das administrações públicas ações efetivas nos processos de gestão da diversidade étnico-racial. Visando ampliar os estudos sobre a implementação destas políticas no ensino superior, apresentamos este artigo que tem como objetivo refletir sobre o processo de gestão da diversidade étnico-racial em uma universidade pública brasileira. Os dados foram obtidos através de análise documental e os resultados apontam a necessidade de ampliação deste campo de estudos. |
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GESTÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: UM CAMPO DE APRENDIZAGENSA educação brasileira tem sido apontada em relatórios oficiais e acadêmicos como um espaço em que as desigualdades sociais e raciais são persistentes. Estas evidências destacadas, sobretudo, pelos movimentos negros vêm exigindo do Estado brasileiro a adoção de políticas públicas capazes de promover a superação destas iniquidades. A partir dos anos 2000, políticas que objetivam à promoção da igualdade racial e a superação do racismo vêm sendo implementadas de forma mais sistemática, em vários setores. No campo educacional, merecem destaque as políticas de ação afirmativa (cotas ou bônus) destinadas à inclusão de negros em universidades públicas. Tais políticas foram normatizadas pela Lei Federal 12711/12 e vêm exigindo das administrações públicas ações efetivas nos processos de gestão da diversidade étnico-racial. Visando ampliar os estudos sobre a implementação destas políticas no ensino superior, apresentamos este artigo que tem como objetivo refletir sobre o processo de gestão da diversidade étnico-racial em uma universidade pública brasileira. Os dados foram obtidos através de análise documental e os resultados apontam a necessidade de ampliação deste campo de estudos.2013-12-18T19:02:15Z2013-12-18T19:02:15Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114909Gonzaga, Yone Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:02:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114909Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:02:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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