As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacanini, Halethéa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224473
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
id UFSC_ae4f645d48f5d65d217705ccb8d3474f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224473
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSCEducação do CampoAutogestãoPedagogia LibertáriaLicenciatura em Educação do CampoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoA pesquisa aqui apresentada toma como objeto de estudo os processos de organização coletiva vivenciados por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFSC no período entre 2013 e 2016, buscando analisar as principais contribuições da autogestão estudantil, na perspectiva da Pedagogia Libertária, para o curso. Traçamos os seguintes objetivos específicos: sistematizar a origem da Pedagogia Libertária, destacando sua inserção no Brasil; apreender o conceito de autogestão na Pedagogia Libertária; reconhecer os princípios da Educação do Campo a partir de sua gênese no Brasil, com o foco na Licenciatura em Educação do Campo da UFSC; e, por fim, estabelecer relações entre a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC e a autogestão na formação. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental bem como a realização de um grupo focal virtual com quatro egressos, os quais possuíam como característica a atuação em espaços organizados coletivamente durante o curso. Iniciamos com uma conceituação histórica acerca da Pedagogia Libertária e da autogestão para na sequência apresentar a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC. Trazemos as informações do Grupo Focal virtual, buscando refletir sobre os processos de organização coletiva abordados pelos depoentes e as possibilidades de contribuição da perspectiva da autogestão na formação dos estudantes, futuros professores.The research presented here takes as its object of study the processes of collective organization experienced by students of the Licenciatura em Educação do Campo (Degree in Rural Education, free translation) at UFSC in the period between 2013 and 2016, analyzing the main contributions of student self-government, from the perspective of Libertarian Pedagogy, to the course. We outline the following specific objectives: systematize the origin of Libertarian Pedagogy, highlighting its insertion in Brazil; apprehend the concept of selfgovernment in Libertarian Pedagogy; recognizes the principles of Educação do Campo (Rural Education, free translation) from its genesis in Brazil, with a focus on the Degree in Rural Education at UFSC; and, finally, to establish relationships between the Degree in Field Education at UFSC and self-government in training. The methodological procedures used were the bibliographical and documentary research, as well as the realization of a virtual focus group with four graduates, which had as characteristic the performance in spaces organized collectively during the course. We start with a historical conception about Libertarian Pedagogy and self-government to then present the Rural Education at UFSC. We bring information from the virtual focus group, reflecting on the processes of individual autonomous collective organization by the deponents and the possibilities of contribution from the perspective of self-government in the training of students, future teachers.Florianópolis, SCJanata, Natacha EugêniaUniversidade Federal de Santa CatarinaZacanini, Halethéa2021-06-25T14:29:36Z2021-06-25T14:29:36Z2021-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article86 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224473info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-25T14:29:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224473Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-25T14:29:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
title As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
spellingShingle As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
Zacanini, Halethéa
Educação do Campo
Autogestão
Pedagogia Libertária
Licenciatura em Educação do Campo
title_short As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
title_full As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
title_fullStr As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
title_full_unstemmed As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
title_sort As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
author Zacanini, Halethéa
author_facet Zacanini, Halethéa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Janata, Natacha Eugênia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacanini, Halethéa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Autogestão
Pedagogia Libertária
Licenciatura em Educação do Campo
topic Educação do Campo
Autogestão
Pedagogia Libertária
Licenciatura em Educação do Campo
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25T14:29:36Z
2021-06-25T14:29:36Z
2021-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224473
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652291716153344