Educación Matemática Financeira en la escuela: A propósito de praticas discursivas para a história de um saber
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202683 |
Resumo: | Com a disseminação de documentos oficiais enfatizando a importância da matemática financeira na educação básica escolar, considera-se emergente a problematização das relações existentes e possíveis no seu irrompimento, a fim de historicizar a constituição desse saber. Objetiva-se, em um projeto de tese em andamento, analisar um conjunto de práticas sócioculturais que possibilitaram a emergência da educação financeira no currículo da matemática escolar. Para tanto, apresenta-se neste artigo, uma análise da produção de teses e dissertações brasileiras acerca da temática, com o intuito de identificar discursos que, uma vez sendo práticas que obedecem a regras e regimes de poder, formam a inextricável rede da constituição histórica de um saber. O modo como se alinha a elaboração desta história é pela arqueogenealogia segundo Michel Foucault. As práticas discursivas apresentam a ideia de que os conteúdos de matemática financeira podem levar os alunos a dar maior significado para a matemática ao fazer ligações com a realidade e o cotidiano, e que consiste em um saber que forma os sujeitos para o mundo do trabalho do comércio. Entretanto, esta função tem se modificado para uma ênfase no controle das economias e consumo dos indivíduos diante da diversificação das formas de riqueza. |
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