Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202684 |
Resumo: | Inserido na problemática de investigação sobre como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar, este artigo tem por objetivo adentrar no campo das artes, buscando analisar como práticas de desenhar daí provenientes foram, de fato, disciplinarizadas, compondo o rol de conteúdos da disciplina de desenho na escola básica. Para além de questões relacionadas à emergência dessa disciplina, apresentam-se, ainda, vestígios de sua imergência dos currículos escolares. |
id |
UFSC_b18fdce0072350426ffef5d6e54440fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202684 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de paradaDesenhoArtesHistóriaDisciplinaInserido na problemática de investigação sobre como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar, este artigo tem por objetivo adentrar no campo das artes, buscando analisar como práticas de desenhar daí provenientes foram, de fato, disciplinarizadas, compondo o rol de conteúdos da disciplina de desenho na escola básica. Para além de questões relacionadas à emergência dessa disciplina, apresentam-se, ainda, vestígios de sua imergência dos currículos escolares.2019-12-10T11:54:35Z2019-12-10T11:54:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202684Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T11:54:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202684Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T11:54:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada |
title |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada |
spellingShingle |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada Machado, Rosilene Beatriz Desenho Artes História Disciplina |
title_short |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada |
title_full |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada |
title_fullStr |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada |
title_full_unstemmed |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada |
title_sort |
Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada |
author |
Machado, Rosilene Beatriz |
author_facet |
Machado, Rosilene Beatriz Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rosilene Beatriz Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Artes História Disciplina |
topic |
Desenho Artes História Disciplina |
description |
Inserido na problemática de investigação sobre como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar, este artigo tem por objetivo adentrar no campo das artes, buscando analisar como práticas de desenhar daí provenientes foram, de fato, disciplinarizadas, compondo o rol de conteúdos da disciplina de desenho na escola básica. Para além de questões relacionadas à emergência dessa disciplina, apresentam-se, ainda, vestígios de sua imergência dos currículos escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-12-10T11:54:35Z 2019-12-10T11:54:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202684 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652388784930817 |