Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81714 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
id |
UFSC_b4dac15d0a453d89ceafaab9e2cf1ed1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81714 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégicaEngenharia de produçãoDesenho técnicoEstudo e ensinoDesenho arquitetonicoEstudo e ensinoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoEste trabalho tem como objetivo principal fundamentar e apresentar uma proposta pedagógica prática para o ensino do desenho técnico de arquitetura em nível superior. As várias parcelas do trabalho amparam-se em uma vasta e atualizada pesquisa bibliográfica relacionada ao processo de ensino-aprendizagem e descrevem igualmente pesquisas de campo com corpos discentes ligados ao tema do estudo. A proposição utiliza também a experiência de atuação do autor como professor de desenho arquitetônico, em curso superior de Arquitetura e Urbanismo, durante mais de duas décadas. A fundamentação teórica aborda uma série de tópicos que justificam uma inquestionável necessidade de ampla atualização e reformulação na sistemática tradicional utilizada no ensino do desenho técnico. Verifica-se que a pedagogia ainda atualmente presente, salvo raras exceções, ampara-se na simples e direta tentativa de transmissão do conhecimento, com embasamento na teoria comportamental e com o uso somente das tecnologias distributivas daí resultantes. A reformulação ampara-se nas diretrizes das mais modernas teorias pedagógicas e nas novas mídias e conhecimentos proporcionados pelo avanço tecnológico, principalmente desta última década. A proposição procura alcançar todos os aspectos envolvidos no processo, citados e abordados ao longo do trabalho, utilizando uma análise das múltiplas particularidades existentes. A dissertação faz uma apresentação relativamente detalhada e estudada de todos as parcelas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem - professor, aluno, forma e conteúdo - indicando sugestões sobre aspectos que podem ser modificados e implementados. A essência do trabalho defende a validade e conveniência de uma pedagogia diversificada e multiestratégica, para a otimização dos resultados do ensino, alicerçada principalmente na ausência de dogmatismo e em características interativas e colaborativas. Fundamenta-se a proposta, para a obtenção dos resultados desejados, num ensino com o auxílio do método lúdico de aprendizagem, no sentido de buscar uma maximização dos recursos disponíveis, e no estabelecimento de um ambiente de estudo agradável, dinâmico, cooperativo e profícuo. Complementarmente, entende-se a proposição, se bem que exemplificada e direcionada para a área do desenho de arquitetura, como de validade e de conveniência de aplicação para todas as áreas do desenho técnico, apenas com a necessidade de pequenas adaptações quanto à sua implementação prática. Da mesma forma, imagina-se sua igual validade de emprego, desde que com os ajustes adequados, nos cursos técnicos do ensino médio que utilizam o desenho técnico como ferramenta básica. Conclui-se que, com a possibilidade de otimização de todos os elementos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, depois de convenientemente analisados e estudados, tanto individualmente como na sua intercorrelação, o resultado final só poderá vir em proveito da melhoria da qualidade do ensinoFlorianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaLincho, Paulo Renato Pinto2012-10-19T07:06:18Z2012-10-19T07:06:18Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 218 f.| il., grafs., tabs.application/pdf178619http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81714porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T21:58:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81714Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T21:58:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica |
title |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica |
spellingShingle |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica Lincho, Paulo Renato Pinto Engenharia de produção Desenho técnico Estudo e ensino Desenho arquitetonico Estudo e ensino Pratica de ensino |
title_short |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica |
title_full |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica |
title_fullStr |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica |
title_sort |
Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica |
author |
Lincho, Paulo Renato Pinto |
author_facet |
Lincho, Paulo Renato Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lincho, Paulo Renato Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Desenho técnico Estudo e ensino Desenho arquitetonico Estudo e ensino Pratica de ensino |
topic |
Engenharia de produção Desenho técnico Estudo e ensino Desenho arquitetonico Estudo e ensino Pratica de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T07:06:18Z 2012-10-19T07:06:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
178619 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81714 |
identifier_str_mv |
178619 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xii, 218 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652134122520576 |