Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lincho, Paulo Renato Pinto
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81714
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
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spelling Uma proposta de reformulação do processo de ensino-aprendizagem tradicional do desenho técnico de arquitetura, através de uma pedagogia multiestratégicaEngenharia de produçãoDesenho técnicoEstudo e ensinoDesenho arquitetonicoEstudo e ensinoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoEste trabalho tem como objetivo principal fundamentar e apresentar uma proposta pedagógica prática para o ensino do desenho técnico de arquitetura em nível superior. As várias parcelas do trabalho amparam-se em uma vasta e atualizada pesquisa bibliográfica relacionada ao processo de ensino-aprendizagem e descrevem igualmente pesquisas de campo com corpos discentes ligados ao tema do estudo. A proposição utiliza também a experiência de atuação do autor como professor de desenho arquitetônico, em curso superior de Arquitetura e Urbanismo, durante mais de duas décadas. A fundamentação teórica aborda uma série de tópicos que justificam uma inquestionável necessidade de ampla atualização e reformulação na sistemática tradicional utilizada no ensino do desenho técnico. Verifica-se que a pedagogia ainda atualmente presente, salvo raras exceções, ampara-se na simples e direta tentativa de transmissão do conhecimento, com embasamento na teoria comportamental e com o uso somente das tecnologias distributivas daí resultantes. A reformulação ampara-se nas diretrizes das mais modernas teorias pedagógicas e nas novas mídias e conhecimentos proporcionados pelo avanço tecnológico, principalmente desta última década. A proposição procura alcançar todos os aspectos envolvidos no processo, citados e abordados ao longo do trabalho, utilizando uma análise das múltiplas particularidades existentes. A dissertação faz uma apresentação relativamente detalhada e estudada de todos as parcelas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem - professor, aluno, forma e conteúdo - indicando sugestões sobre aspectos que podem ser modificados e implementados. A essência do trabalho defende a validade e conveniência de uma pedagogia diversificada e multiestratégica, para a otimização dos resultados do ensino, alicerçada principalmente na ausência de dogmatismo e em características interativas e colaborativas. Fundamenta-se a proposta, para a obtenção dos resultados desejados, num ensino com o auxílio do método lúdico de aprendizagem, no sentido de buscar uma maximização dos recursos disponíveis, e no estabelecimento de um ambiente de estudo agradável, dinâmico, cooperativo e profícuo. Complementarmente, entende-se a proposição, se bem que exemplificada e direcionada para a área do desenho de arquitetura, como de validade e de conveniência de aplicação para todas as áreas do desenho técnico, apenas com a necessidade de pequenas adaptações quanto à sua implementação prática. Da mesma forma, imagina-se sua igual validade de emprego, desde que com os ajustes adequados, nos cursos técnicos do ensino médio que utilizam o desenho técnico como ferramenta básica. Conclui-se que, com a possibilidade de otimização de todos os elementos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, depois de convenientemente analisados e estudados, tanto individualmente como na sua intercorrelação, o resultado final só poderá vir em proveito da melhoria da qualidade do ensinoFlorianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaLincho, Paulo Renato Pinto2012-10-19T07:06:18Z2012-10-19T07:06:18Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 218 f.| il., grafs., tabs.application/pdf178619http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81714porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T21:58:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81714Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T21:58:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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