A ginástica em questão: fatores que corroboram para sua extinção da prática do profissional de Educação Física
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181914 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado. |
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A ginástica em questão: fatores que corroboram para sua extinção da prática do profissional de Educação FísicaFormação inicial. Educação Física.GinásticaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.O intento deste trabalho é chamar atenção à formação profissional em Educação Física no que tange ao conteúdo ginástico e refletir sobre os saberes que estes têm acumulado durante a sua formação acadêmica. Em razão disso, em 2012 analisamos a experiência no ensino da ginástica nos espaços escolares, ocupados pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e nas Faculdades de Educação Física de Moçambique, onde participaram 160 acadêmicos da UFSC e 218 acadêmicos das Faculdades de Moçambique, a saber: (a) 110 acadêmicos da Faculdade de Beira, (b) 66 da Faculdade de Maputo e (c) 42 da Faculdade de Quelimane. Como instrumento para coleta dos dados empregamos um questionário padronizado e, para sua análise, percorremos três etapas: segmentação, identificação das unidades de significado e agrupamento em subcategorias; construção de núcleos temáticos emergentes; interpretação dos dados à luz da fundamentação teórica. Constatamos que os acadêmicos de todas as Universidades envolvidas vivenciaram somente as ginásticas de condicionamento físico e de competição, mostrando que ainda vige a tendência de esportivização. À vista disso, concluímos que além dos currículos estarem fracionando o conhecimento das disciplinas ginásticas, a associação entre o esporte e mídia inviabiliza que os acadêmicos vislumbrem as possibilidades de trabalho com a ginástica na escola.Florianópolis, SCDelevatti, Rodrigo SudattiUniversidade Federal de Santa Catarina.Macamo, Arestides Joaquim2017-12-08T18:08:19Z2017-12-08T18:08:19Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181914porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-08T18:08:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181914Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-08T18:08:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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