Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192761 |
Resumo: | Na década de 90, o município de Criciúma/SC passou a oferecer atendimento especializado aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Em 2002, os estudantes passaram a frequentar as salas de aulas regulares sem direito ao intérprete de Libras. Em 2005 com o Decreto Nº 5.626 legitima a atuação e formação profissional de tradutores e intérpretes de Libras e sua presença nas instituições escolares. Com os avanços conquistados por meio dos movimentos de luta dos Surdos nos últimos anos, ainda questiona-se sobre a efetivação da inclusão nas escolas regulares. Historicamente, essa preocupação nem sempre esteve presente nos espaços de ensino. Com relação ao ensino de história, os estudos e pesquisas são ainda incipientes. Nesse sentido, esta dissertação teve por objetivo principal analisar e compreender as relações e as concepções entre as professoras e intérpretes de Libras sobre o ensino de História para estudantes surdos em duas escolas da rede pública estadual no município de Criciúma. A metodologia utilizada para a efetivação deste estudo foi a abordagem qualitativa tendo como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada com três professoras de história e três intérpretes educacionais de Libras. Buscou-se conhecer a formação das intérpretes e das professoras que atuam com os estudantes surdos, as concepções, metodologias e os materiais didáticos de história e a eficiência dos recursos visuais. A pesquisa demonstra que a maioria das professoras de história não tem formação básica e capacitação para lecionar para estudantes surdos, as professoras dependem integralmente das intérpretes de Libras para que ocorra a comunicação e o ensino de história desses estudantes, sendo que essa aproximação é deficitária. Alguns desses entraves contribuem para o desconhecimento das diferenças culturais dos surdos e a utilização de metodologias e materiais didáticos de história significativos para esses estudantes, esses entraves dificultam a realização de um ensino de história significativo e restringindo a participação dos mesmos na sociedade. Estudar história é criar possibilidades de buscar explicações para compreender as ações dos seres humanos no passado. Os questionamentos e as demandas do presente nos remetem ao estudo do passado no sentido de compreendermos o conhecimento histórico e como ocorre o seu processo e as várias realidades em que estamos inseridos. O ensino de história para os estudantes surdos pode contribuir na aproximação da comunidade surda ao reconhecer sua própria história e a sociedade em que estão inseridos, como cidadãos críticos de suas realidades. |
id |
UFSC_b5ce40ed4553018ec24fb714134d2be2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192761 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de CriciúmaEnsino de HistóriaInclusãoSurdezNa década de 90, o município de Criciúma/SC passou a oferecer atendimento especializado aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Em 2002, os estudantes passaram a frequentar as salas de aulas regulares sem direito ao intérprete de Libras. Em 2005 com o Decreto Nº 5.626 legitima a atuação e formação profissional de tradutores e intérpretes de Libras e sua presença nas instituições escolares. Com os avanços conquistados por meio dos movimentos de luta dos Surdos nos últimos anos, ainda questiona-se sobre a efetivação da inclusão nas escolas regulares. Historicamente, essa preocupação nem sempre esteve presente nos espaços de ensino. Com relação ao ensino de história, os estudos e pesquisas são ainda incipientes. Nesse sentido, esta dissertação teve por objetivo principal analisar e compreender as relações e as concepções entre as professoras e intérpretes de Libras sobre o ensino de História para estudantes surdos em duas escolas da rede pública estadual no município de Criciúma. A metodologia utilizada para a efetivação deste estudo foi a abordagem qualitativa tendo como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada com três professoras de história e três intérpretes educacionais de Libras. Buscou-se conhecer a formação das intérpretes e das professoras que atuam com os estudantes surdos, as concepções, metodologias e os materiais didáticos de história e a eficiência dos recursos visuais. A pesquisa demonstra que a maioria das professoras de história não tem formação básica e capacitação para lecionar para estudantes surdos, as professoras dependem integralmente das intérpretes de Libras para que ocorra a comunicação e o ensino de história desses estudantes, sendo que essa aproximação é deficitária. Alguns desses entraves contribuem para o desconhecimento das diferenças culturais dos surdos e a utilização de metodologias e materiais didáticos de história significativos para esses estudantes, esses entraves dificultam a realização de um ensino de história significativo e restringindo a participação dos mesmos na sociedade. Estudar história é criar possibilidades de buscar explicações para compreender as ações dos seres humanos no passado. Os questionamentos e as demandas do presente nos remetem ao estudo do passado no sentido de compreendermos o conhecimento histórico e como ocorre o seu processo e as várias realidades em que estamos inseridos. O ensino de história para os estudantes surdos pode contribuir na aproximação da comunidade surda ao reconhecer sua própria história e a sociedade em que estão inseridos, como cidadãos críticos de suas realidades.UNESC2019-01-04T13:55:16Z2019-01-04T13:55:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Bruna Corrêa de. Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2018. Orientador: Dr. Alex Sander da Silvahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192761OLIVEIRA, Bruna Corrêa deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-04T13:55:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192761Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-04T13:55:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma |
title |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma |
spellingShingle |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma OLIVEIRA, Bruna Corrêa de Ensino de História Inclusão Surdez |
title_short |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma |
title_full |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma |
title_fullStr |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma |
title_full_unstemmed |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma |
title_sort |
Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma |
author |
OLIVEIRA, Bruna Corrêa de |
author_facet |
OLIVEIRA, Bruna Corrêa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Bruna Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Inclusão Surdez |
topic |
Ensino de História Inclusão Surdez |
description |
Na década de 90, o município de Criciúma/SC passou a oferecer atendimento especializado aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Em 2002, os estudantes passaram a frequentar as salas de aulas regulares sem direito ao intérprete de Libras. Em 2005 com o Decreto Nº 5.626 legitima a atuação e formação profissional de tradutores e intérpretes de Libras e sua presença nas instituições escolares. Com os avanços conquistados por meio dos movimentos de luta dos Surdos nos últimos anos, ainda questiona-se sobre a efetivação da inclusão nas escolas regulares. Historicamente, essa preocupação nem sempre esteve presente nos espaços de ensino. Com relação ao ensino de história, os estudos e pesquisas são ainda incipientes. Nesse sentido, esta dissertação teve por objetivo principal analisar e compreender as relações e as concepções entre as professoras e intérpretes de Libras sobre o ensino de História para estudantes surdos em duas escolas da rede pública estadual no município de Criciúma. A metodologia utilizada para a efetivação deste estudo foi a abordagem qualitativa tendo como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada com três professoras de história e três intérpretes educacionais de Libras. Buscou-se conhecer a formação das intérpretes e das professoras que atuam com os estudantes surdos, as concepções, metodologias e os materiais didáticos de história e a eficiência dos recursos visuais. A pesquisa demonstra que a maioria das professoras de história não tem formação básica e capacitação para lecionar para estudantes surdos, as professoras dependem integralmente das intérpretes de Libras para que ocorra a comunicação e o ensino de história desses estudantes, sendo que essa aproximação é deficitária. Alguns desses entraves contribuem para o desconhecimento das diferenças culturais dos surdos e a utilização de metodologias e materiais didáticos de história significativos para esses estudantes, esses entraves dificultam a realização de um ensino de história significativo e restringindo a participação dos mesmos na sociedade. Estudar história é criar possibilidades de buscar explicações para compreender as ações dos seres humanos no passado. Os questionamentos e as demandas do presente nos remetem ao estudo do passado no sentido de compreendermos o conhecimento histórico e como ocorre o seu processo e as várias realidades em que estamos inseridos. O ensino de história para os estudantes surdos pode contribuir na aproximação da comunidade surda ao reconhecer sua própria história e a sociedade em que estão inseridos, como cidadãos críticos de suas realidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-04T13:55:16Z 2019-01-04T13:55:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Bruna Corrêa de. Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2018. Orientador: Dr. Alex Sander da Silva https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192761 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Bruna Corrêa de. Ensino de História e estudantes surdos: concepções das professoras e intérpretes em duas escolas públicas de Criciúma. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2018. Orientador: Dr. Alex Sander da Silva |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652035250192384 |