Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerscher-Franco, Mônica Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250131
Resumo: Na travessia entre Matemática e Arte, oficinas com arte se apresentam e tomam certos contornos com e na Educação Matemática. Elas se assumem como experimentações na pesquisa, no ensino e aprendizagem em sala de aula e na formação de professores. Neste artigo, esboçamos alguns traços e deixamos algumas pistas sobre aquilo que se exercita, se produz e se provoca com o agenciamento da Matemática com a Arte por oficinas, as quais se manifestam como oficina-experiência, oficina-dispositivo, oficináticas: experimentações com Arte e sobre Matemática, com Arte e sobre formação de professores, com Arte e sobre ciência. Uma fabulação que se abre à forma criativa do pensamento, à liberdade, desdobrando-se na multiplicidade, na heterogeneidade, na resistência e na invenção de outras possibilidades para ensinar e aprender Matemática na escola.
id UFSC_e003c717a037a412586254b8b421ce1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/250131
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Oficinas como Experimentações com Matemática e ArteWorkshops as Experimentations with Mathematics and ArtEducação MatemáticaMatemática e ArteExperiênciaDispositivoFilosofia da DiferençaNa travessia entre Matemática e Arte, oficinas com arte se apresentam e tomam certos contornos com e na Educação Matemática. Elas se assumem como experimentações na pesquisa, no ensino e aprendizagem em sala de aula e na formação de professores. Neste artigo, esboçamos alguns traços e deixamos algumas pistas sobre aquilo que se exercita, se produz e se provoca com o agenciamento da Matemática com a Arte por oficinas, as quais se manifestam como oficina-experiência, oficina-dispositivo, oficináticas: experimentações com Arte e sobre Matemática, com Arte e sobre formação de professores, com Arte e sobre ciência. Uma fabulação que se abre à forma criativa do pensamento, à liberdade, desdobrando-se na multiplicidade, na heterogeneidade, na resistência e na invenção de outras possibilidades para ensinar e aprender Matemática na escola.In the crossing between mathematics and art, workshops with art present themselves and take certain contours with and in Mathematics Education. They are assumed as experiments in research, teaching, and learning in the classroom and in teacher’s training. In this article, we outline some traces and leave some clues about what is exercised, produced, and provoked with the agency of mathematics with art through workshops, which are manifested as workshop-experience, workshop-device, ‘oficináticas’: experiments with art and about mathematics, with art and about teacher education, with art and about science. A fabulation that opens up to the creative form of thought, to freedom, unfolding in multiplicity, heterogeneity, resistance, and the invention of other possibilities for teaching and learning mathematics at school.2023-09-04T19:04:56Z2023-09-04T19:04:56Z2023-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250131Kerscher-Franco, Mônica MariaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T19:04:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/250131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-04T19:04:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
Workshops as Experimentations with Mathematics and Art
title Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
spellingShingle Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
Kerscher-Franco, Mônica Maria
Educação Matemática
Matemática e Arte
Experiência
Dispositivo
Filosofia da Diferença
title_short Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
title_full Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
title_fullStr Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
title_full_unstemmed Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
title_sort Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
author Kerscher-Franco, Mônica Maria
author_facet Kerscher-Franco, Mônica Maria
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerscher-Franco, Mônica Maria
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Matemática e Arte
Experiência
Dispositivo
Filosofia da Diferença
topic Educação Matemática
Matemática e Arte
Experiência
Dispositivo
Filosofia da Diferença
description Na travessia entre Matemática e Arte, oficinas com arte se apresentam e tomam certos contornos com e na Educação Matemática. Elas se assumem como experimentações na pesquisa, no ensino e aprendizagem em sala de aula e na formação de professores. Neste artigo, esboçamos alguns traços e deixamos algumas pistas sobre aquilo que se exercita, se produz e se provoca com o agenciamento da Matemática com a Arte por oficinas, as quais se manifestam como oficina-experiência, oficina-dispositivo, oficináticas: experimentações com Arte e sobre Matemática, com Arte e sobre formação de professores, com Arte e sobre ciência. Uma fabulação que se abre à forma criativa do pensamento, à liberdade, desdobrando-se na multiplicidade, na heterogeneidade, na resistência e na invenção de outras possibilidades para ensinar e aprender Matemática na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04T19:04:56Z
2023-09-04T19:04:56Z
2023-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1980-4415
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250131
identifier_str_mv 1980-4415
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652288696254464