Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250131 |
Resumo: | Na travessia entre Matemática e Arte, oficinas com arte se apresentam e tomam certos contornos com e na Educação Matemática. Elas se assumem como experimentações na pesquisa, no ensino e aprendizagem em sala de aula e na formação de professores. Neste artigo, esboçamos alguns traços e deixamos algumas pistas sobre aquilo que se exercita, se produz e se provoca com o agenciamento da Matemática com a Arte por oficinas, as quais se manifestam como oficina-experiência, oficina-dispositivo, oficináticas: experimentações com Arte e sobre Matemática, com Arte e sobre formação de professores, com Arte e sobre ciência. Uma fabulação que se abre à forma criativa do pensamento, à liberdade, desdobrando-se na multiplicidade, na heterogeneidade, na resistência e na invenção de outras possibilidades para ensinar e aprender Matemática na escola. |
id |
UFSC_e003c717a037a412586254b8b421ce1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/250131 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Oficinas como Experimentações com Matemática e ArteWorkshops as Experimentations with Mathematics and ArtEducação MatemáticaMatemática e ArteExperiênciaDispositivoFilosofia da DiferençaNa travessia entre Matemática e Arte, oficinas com arte se apresentam e tomam certos contornos com e na Educação Matemática. Elas se assumem como experimentações na pesquisa, no ensino e aprendizagem em sala de aula e na formação de professores. Neste artigo, esboçamos alguns traços e deixamos algumas pistas sobre aquilo que se exercita, se produz e se provoca com o agenciamento da Matemática com a Arte por oficinas, as quais se manifestam como oficina-experiência, oficina-dispositivo, oficináticas: experimentações com Arte e sobre Matemática, com Arte e sobre formação de professores, com Arte e sobre ciência. Uma fabulação que se abre à forma criativa do pensamento, à liberdade, desdobrando-se na multiplicidade, na heterogeneidade, na resistência e na invenção de outras possibilidades para ensinar e aprender Matemática na escola.In the crossing between mathematics and art, workshops with art present themselves and take certain contours with and in Mathematics Education. They are assumed as experiments in research, teaching, and learning in the classroom and in teacher’s training. In this article, we outline some traces and leave some clues about what is exercised, produced, and provoked with the agency of mathematics with art through workshops, which are manifested as workshop-experience, workshop-device, ‘oficináticas’: experiments with art and about mathematics, with art and about teacher education, with art and about science. A fabulation that opens up to the creative form of thought, to freedom, unfolding in multiplicity, heterogeneity, resistance, and the invention of other possibilities for teaching and learning mathematics at school.2023-09-04T19:04:56Z2023-09-04T19:04:56Z2023-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250131Kerscher-Franco, Mônica MariaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T19:04:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/250131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-04T19:04:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte Workshops as Experimentations with Mathematics and Art |
title |
Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte |
spellingShingle |
Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte Kerscher-Franco, Mônica Maria Educação Matemática Matemática e Arte Experiência Dispositivo Filosofia da Diferença |
title_short |
Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte |
title_full |
Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte |
title_fullStr |
Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte |
title_full_unstemmed |
Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte |
title_sort |
Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte |
author |
Kerscher-Franco, Mônica Maria |
author_facet |
Kerscher-Franco, Mônica Maria Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kerscher-Franco, Mônica Maria Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Matemática e Arte Experiência Dispositivo Filosofia da Diferença |
topic |
Educação Matemática Matemática e Arte Experiência Dispositivo Filosofia da Diferença |
description |
Na travessia entre Matemática e Arte, oficinas com arte se apresentam e tomam certos contornos com e na Educação Matemática. Elas se assumem como experimentações na pesquisa, no ensino e aprendizagem em sala de aula e na formação de professores. Neste artigo, esboçamos alguns traços e deixamos algumas pistas sobre aquilo que se exercita, se produz e se provoca com o agenciamento da Matemática com a Arte por oficinas, as quais se manifestam como oficina-experiência, oficina-dispositivo, oficináticas: experimentações com Arte e sobre Matemática, com Arte e sobre formação de professores, com Arte e sobre ciência. Uma fabulação que se abre à forma criativa do pensamento, à liberdade, desdobrando-se na multiplicidade, na heterogeneidade, na resistência e na invenção de outras possibilidades para ensinar e aprender Matemática na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-04T19:04:56Z 2023-09-04T19:04:56Z 2023-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1980-4415 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250131 |
identifier_str_mv |
1980-4415 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652288696254464 |