1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Jonas das
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SOARES, Ângela, MOTTA, Carlos, ROSA, Cíntia da, SOARES, Juliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199421
Resumo: O 1° Encontro dos Povos do Campo surgiu a partir de experiências prévias realizadas no campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa e da articulação entre o NEABI Antônio Sapateiro e o Curso de Educação do Campo - Licenciatura. O caráter central do evento foi possibilitar que jovens indígenas, quilombolas e camponeses participassem de uma programação diversa, a qual oportunizou o compartilhamento de experiências. A origem deste encontro está relacionada a um necessário processo de conquista e ocupação dos espaços das universidades por sujeitos historicamente excluídos do acesso à educação superior. O evento aconteceu de 13 a 16 de fevereiro e contou com grande participação popular. A construção prévia e o desenvolvimento das atividades promoveram, além de trocas de saberes e experiências, um ambiente pedagógico múltiplo de respeito às diferenças socioculturais e de diálogo entre os conhecimentos populares e científicos. A grande mobilização gerou uma nova dinâmica ao campus universitário, que habitualmente, no verão, não possui grande número de frequentadores. Durante o Encontro notou-se o envolvimento da imprensa local em divulgar o evento, o que levou a comunidade pedritense para dentro do campus e atraiu olhares curiosos para a diversidade de coisas, pessoas e falas que circularam.
id UFSC_b91ada7f88c7c507278bdb0eeaa62ee0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199421
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAPovos origináriosAcesso à Universidade PúblicaEducação do CampoO 1° Encontro dos Povos do Campo surgiu a partir de experiências prévias realizadas no campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa e da articulação entre o NEABI Antônio Sapateiro e o Curso de Educação do Campo - Licenciatura. O caráter central do evento foi possibilitar que jovens indígenas, quilombolas e camponeses participassem de uma programação diversa, a qual oportunizou o compartilhamento de experiências. A origem deste encontro está relacionada a um necessário processo de conquista e ocupação dos espaços das universidades por sujeitos historicamente excluídos do acesso à educação superior. O evento aconteceu de 13 a 16 de fevereiro e contou com grande participação popular. A construção prévia e o desenvolvimento das atividades promoveram, além de trocas de saberes e experiências, um ambiente pedagógico múltiplo de respeito às diferenças socioculturais e de diálogo entre os conhecimentos populares e científicos. A grande mobilização gerou uma nova dinâmica ao campus universitário, que habitualmente, no verão, não possui grande número de frequentadores. Durante o Encontro notou-se o envolvimento da imprensa local em divulgar o evento, o que levou a comunidade pedritense para dentro do campus e atraiu olhares curiosos para a diversidade de coisas, pessoas e falas que circularam.2019-07-29T03:04:40Z2019-07-29T03:04:40Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199421NEVES, Jonas dasSOARES, ÂngelaMOTTA, CarlosROSA, Cíntia daSOARES, Julianeporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-29T03:04:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199421Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-29T03:04:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
NEVES, Jonas das
Povos originários
Acesso à Universidade Pública
Educação do Campo
title_short 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS POVOS DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author NEVES, Jonas das
author_facet NEVES, Jonas das
SOARES, Ângela
MOTTA, Carlos
ROSA, Cíntia da
SOARES, Juliane
author_role author
author2 SOARES, Ângela
MOTTA, Carlos
ROSA, Cíntia da
SOARES, Juliane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Jonas das
SOARES, Ângela
MOTTA, Carlos
ROSA, Cíntia da
SOARES, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Povos originários
Acesso à Universidade Pública
Educação do Campo
topic Povos originários
Acesso à Universidade Pública
Educação do Campo
description O 1° Encontro dos Povos do Campo surgiu a partir de experiências prévias realizadas no campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa e da articulação entre o NEABI Antônio Sapateiro e o Curso de Educação do Campo - Licenciatura. O caráter central do evento foi possibilitar que jovens indígenas, quilombolas e camponeses participassem de uma programação diversa, a qual oportunizou o compartilhamento de experiências. A origem deste encontro está relacionada a um necessário processo de conquista e ocupação dos espaços das universidades por sujeitos historicamente excluídos do acesso à educação superior. O evento aconteceu de 13 a 16 de fevereiro e contou com grande participação popular. A construção prévia e o desenvolvimento das atividades promoveram, além de trocas de saberes e experiências, um ambiente pedagógico múltiplo de respeito às diferenças socioculturais e de diálogo entre os conhecimentos populares e científicos. A grande mobilização gerou uma nova dinâmica ao campus universitário, que habitualmente, no verão, não possui grande número de frequentadores. Durante o Encontro notou-se o envolvimento da imprensa local em divulgar o evento, o que levou a comunidade pedritense para dentro do campus e atraiu olhares curiosos para a diversidade de coisas, pessoas e falas que circularam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29T03:04:40Z
2019-07-29T03:04:40Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199421
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766638350794752