A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Thiago Henrique Almino
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Júlio Eduardo Ornelas Silva, Ramos, Alexandre Moraes, Rodrigues, Thiago Meneghel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107
Resumo: O artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o IGC e o PDI na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional no contexto de Faculdades Isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, utilizando, também, bases da pesquisa descritiva e explicativa no contexto metodológico. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influencia no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional.
id UFSC_bb81adc4a52f134c55e4c3784445faf9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113107
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADASO artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o IGC e o PDI na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional no contexto de Faculdades Isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, utilizando, também, bases da pesquisa descritiva e explicativa no contexto metodológico. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influencia no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional.2013-12-10T21:04:37Z2013-12-10T21:04:37Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107Francisco, Thiago Henrique AlminoSilva, Júlio Eduardo Ornelas SilvaRamos, Alexandre MoraesRodrigues, Thiago Meneghelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T21:04:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113107Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T21:04:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
title A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
Francisco, Thiago Henrique Almino
title_short A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
title_full A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
title_sort A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
author Francisco, Thiago Henrique Almino
author_facet Francisco, Thiago Henrique Almino
Silva, Júlio Eduardo Ornelas Silva
Ramos, Alexandre Moraes
Rodrigues, Thiago Meneghel
author_role author
author2 Silva, Júlio Eduardo Ornelas Silva
Ramos, Alexandre Moraes
Rodrigues, Thiago Meneghel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Thiago Henrique Almino
Silva, Júlio Eduardo Ornelas Silva
Ramos, Alexandre Moraes
Rodrigues, Thiago Meneghel
description O artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o IGC e o PDI na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional no contexto de Faculdades Isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, utilizando, também, bases da pesquisa descritiva e explicativa no contexto metodológico. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influencia no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10T21:04:37Z
2013-12-10T21:04:37Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651975028375552