A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Claudete
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84589
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
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spelling A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua famíliaPsicologiaPediatriaConsulta medicaComunicaçãoAspectos psicologicosMedico e pacienteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Este trabalho teve por objetivo identificar as principais características do processo de comunicação durante o atendimento médico pediátrico de residentes do 2o ano, a adequação das estratégias de interação utilizadas pelo profissional, além da inclusão da criança no seu processo de cuidado. Justificou a realização da pesquisa, a identificação de que a maioria das crianças geralmente é alijada do processo de informação, tanto sobre sua doença, quanto sobre a definição de seu tratamento médico, bem como o fato de que os profissionais médicos costumam utilizar-se de linguagem eminentemente técnica, não condizente com o nível de compreensão dos usuários. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com ênfase nos aspectos qualitativos e foi realizado no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram observadas e registradas 10 consultas pediátricas e realizadas entrevistas com todos os envolvidos (médico, acompanhante e criança), sendo que para a criança também foi solicitado um desenho sobre o momento da consulta. Os principais resultados observados foram que a comunicação verbal predomina e tende a ficar polarizada entre o médico e a mãe, com uso intensificado de perguntas por parte do profissional. A criança foi pouco incluída no processo de comunicação, especialmente, nos aspectos relativos às orientações e transmissão de informações técnicas do atendimento. Os recursos de comunicação foram predominantemente os verbais e a linguagem utilizada para o fornecimento das informações foi adequada para a compreensão das crianças e de suas mães, havendo boa compreensão das informações e orientações por parte das mães. O exame físico foi o momento de maior interação entre médico/criança, sendo realizado de forma lúdica e confortadora e foi citado, e desenhado, pelas crianças, como o momento mais prazeroso do atendimento, aspecto este associado ao fato de ter sido o momento em que as crianças receberam maior atenção do profissional. As mães demonstraram-se satisfeitas com o atendimento e vincularam a satisfação à atenção que o médico destinou à criança, à sua capacidade de acolhimento e escuta às suas angústias e à solicitação de exames complementares. Quanto às crianças, a satisfação com o atendimento, ficou restrita aos aspectos referentes à atenção e acolhimento do médico, sendo que se mostraram interessadas em participar mais ativamente do atendimento e com condições para tal.ABSTRACT: The work sought to identify the main characteristics of the communication process during 2nd year residents medical-pediatric consultations, how adequate were the interaction strategies employed by these professionals, and also the inclusion of the child in the care process. Justifying the research was the observation that the majority of children is usually kept uninformed both on the character of their disease and on the definition of their medical treatment; also, the fact that professionals of medicine usually employ an eminently technical vocabulary beyond the users’ understanding. The study, a descriptive research with an exploratory character, gave emphasis to qualitative aspects, and was conducted in the Pediatrics Outpatient Department of the University Hospital (HU), Federal University of Santa Catarina. Ten pediatric appointments were observed and registered; afterwards, interviews were conducted with all the involved parts (doctor, escort and child). Children were asked to make a drawing showing how they had seen the consultation. Main observed results showed the predominance of verbal communication, polarized between the doctor and the mother, with an intensification of questions put by the professional. The child was kept out of the communication process, particularly on aspects regarding guidance and transmission of technical information. Communication resources were limited to the verbal ones, and the language employed in passing on information was adequate to the level of comprehension of the children and their mothers. There was good comprehension of information and guidance on the part of the mothers. The physical was the moment of greatest doctor/child interaction, conducted in a recreational and comforting way, referred and drawn by the children as the most pleasurable moment of attendance, as this was the moment when the greatest attention was dedicated by the professional to the children. Mothers reported to be happy with the attention directed by doctors to the child, their receptivity and listening to mothers’ troubles and requests of complementary exams. As to the children, satisfaction with the reception was restricted to aspects of attention and receptivity by the doctor, and they were interested in having conditions to play a more active role in attendance.Florianópolis, SCCrepaldi, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaMarcon, Claudete2012-10-20T10:42:45Z2012-10-20T10:42:45Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 f.| il., tabs.application/pdf207626http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84589porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-28T13:54:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84589Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-28T13:54:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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