A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
id |
UFSC_bcc88c8c4349d8b47231e755a952beb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78563 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemáticaEngenharia de produçãoEducação infantilMatematicaEstudo e ensinoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoA Matemática é vista na escola como uma disciplina "árida e difícil", levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. Como tornar a Matemática interessante para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que velhas metodologias associadas a novas utilizações podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Matemática no Brasil? Essas e outras perguntas vêm surgindo e tornando-se tema de debates, discussões, estudos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece um aprendizado efetivo, representando estratégias - altamente proveitosas - para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de suas capacidades. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser vista com mais seriedade, o espaço lúdico da criança não deve se restringir somente a hora do recreio. Dentro desta ótica, o trabalho propõe a utilização de lúdicos como parte integrante nas séries iniciais do Ensino Fundamental procurando conduzir a criança a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar a matemática e desenvolver a aprendizagem brincando. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão!Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Iracema Rezende de Oliveira2012-10-17T15:58:53Z2012-10-17T15:58:53Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 124 f.| fotos.application/pdf178530http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T14:32:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78563Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T14:32:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática |
title |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática |
spellingShingle |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática Araújo, Iracema Rezende de Oliveira Engenharia de produção Educação infantil Matematica Estudo e ensino Pratica de ensino |
title_short |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática |
title_full |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática |
title_fullStr |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática |
title_sort |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática |
author |
Araújo, Iracema Rezende de Oliveira |
author_facet |
Araújo, Iracema Rezende de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Iracema Rezende de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Educação infantil Matematica Estudo e ensino Pratica de ensino |
topic |
Engenharia de produção Educação infantil Matematica Estudo e ensino Pratica de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T15:58:53Z 2012-10-17T15:58:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
178530 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563 |
identifier_str_mv |
178530 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 124 f.| fotos. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652347112423424 |