História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Denise Medina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Edilene Simões Costa dos, Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242791
Resumo: Disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/8670109/29294/126701
id UFSC_bcdd696e25d02c2d38ed65b96efc3053
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242791
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professoresFormação de professoresHistória do currículo de matemáticaconstrução dos saberesDisponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/8670109/29294/126701O tema deste Dossiê enseja uma multiplicidade de abordagens. No entanto, recebidas as propostas, avaliados os textos, sempre no sistema duplo cego, e aprovado um conjunto de quinze artigos, é interessante notar a presença de uma tendência dominante no tratamento dos estudos atuais sobre história da educação matemática. Eles concentram atenção nos saberes envolvidos no ensino de matemática e na formação de professores. Por certo, estudos da área, que têm a matemática como foco, não são novidade; trata-se, ao contrário, de algo óbvio. No entanto, de poucos anos a esta data, o tratamento da matemática ligada às lides escolares vem sofrendo uma modificação fundamental, de âmbito epistemológico.Zetetiké2022-12-14T20:47:36Z2022-12-14T20:47:36Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFrança, D. M; Dos Santos, Edilene Simões Costa; Valente, W. R. . História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores. Zetiteké (UNICAMP), v. 30, p. e022016-e022016, 2022.2176-1744https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242791França, Denise MedinaSantos, Edilene Simões Costa dosValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-14T20:47:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-14T20:47:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
title História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
spellingShingle História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
França, Denise Medina
Formação de professores
História do currículo de matemática
construção dos saberes
title_short História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
title_full História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
title_fullStr História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
title_full_unstemmed História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
title_sort História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
author França, Denise Medina
author_facet França, Denise Medina
Santos, Edilene Simões Costa dos
Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Santos, Edilene Simões Costa dos
Valente, Wagner Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Denise Medina
Santos, Edilene Simões Costa dos
Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História do currículo de matemática
construção dos saberes
topic Formação de professores
História do currículo de matemática
construção dos saberes
description Disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/8670109/29294/126701
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T20:47:36Z
2022-12-14T20:47:36Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv França, D. M; Dos Santos, Edilene Simões Costa; Valente, W. R. . História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores. Zetiteké (UNICAMP), v. 30, p. e022016-e022016, 2022.
2176-1744
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242791
identifier_str_mv França, D. M; Dos Santos, Edilene Simões Costa; Valente, W. R. . História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores. Zetiteké (UNICAMP), v. 30, p. e022016-e022016, 2022.
2176-1744
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zetetiké
publisher.none.fl_str_mv Zetetiké
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652080093593600